-
Gerência de Memória Virtual por Segmentação
Permite ao programador tratar a memória como sendo formada por múltiplos espaços de endereçamento.
É uma técnica de gerência de memória onde o espaço de endereçamento virtual é dividido em blocos de tamanhos diferentes chamados segmentos.
Um programa é dividido logicamente em sub-rotinas e estruturas de dados, que são alocadas em segmentos na MP.
Segunda a FGV: separa regiões de memória conforme a utilização da mesma.
Segundo Cespe: Endereços podem ser gerados usando-se indexação, registradores base, registradores de segmento ou outras técnicas.
Letra A
-
Não sabia que o programador poderia subdividir a memória com segmentação. Alguém sabe exemplificar melhor isso?
-
Desde quando o programador tem o poder de segmentar a memória?? Questão duvidosa.
-
Os grandes computadores em geral oferecem serviços interativos simultaneamente para diversos usuários (seria impossível trabalhar com um único processo por vez, pois representaria sobrecarga devido à constante necessidade de chavear de um processo para outro – constantemente lendo e escrevendo no disco);
É necessário que diversos processos estejam “simultaneamente” em execução devido as operações de E/S, que implica em grandes esperas nas quais por questão de eficiência a UCP deve ser entregue a outro processo.
Multiprogramação com Partições Fixas: consiste em dividir a memória existente em n partições fixas, podendo ser de tamanhos diferentes. Essas partições poderiam ser criadas ao inicializar o sistema pelo operador.
-
Trecho retirado do S.O Modernos - Tanenbaum:
" O programador desconhece o fato de que a paginação está ocorrendo. Embora fosse possível colocar alguns bits em cada entrada da tabela de páginas para utilizar essa propriedade o programador deveria manter o controle de onde estão os limites da página em seu espaço de endereçamento. A paginação foi inventada, precisamente, para eliminar esse tipo de administração(do programador). Como o usuário de uma memória segmentada tem a ilusão de que todos os segmentos estão na memória principal durante todo o tempo - isto é, ele é capaz de endereça-los como se eles aí estivessem -, ele pode proteger cada segmento separadamente, sem ter de se preocupar com a administração da sua sobreposição"
Ou seja, conforme afirma na alternativa A, gabarito da questão, o programador pode sim endereçar segmentos na memória