SóProvas


ID
1874029
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Os cimentos de ionômero de vidro foram descritos inicialmente por Wilson e Kent, em 1971. Eles representaram uma extensão natural dos cimentos policarboxilato de zinco que estavam disponíveis no final dos anos 1960 e utilizavam o ácido poliacrílico como um de seus principais componentes. Sobre os cimentos de ionômero de vidro, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O cimento de Ionômero de Vidro Convencional apresenta uma contextura no pó, o qual está formado por pequenas partículas de alumínio - silicato de cálcio, preparado pela fusão de misturas de sílica, alumínio criolite, fluoretos, fluoretos de alumínio e fosfato de alumínio a uma temperatura de 1050 ºC e 1350 ºC, com tempo de exposição de 45 a 120 minutos, posteriormente é resfriado imediatamente para formar vidro com íons de lixiviáveis e opacos sob tensão e um líquido podendo ser uma solução aquosa de ácido poliacrílico e/ou ácido itacônico bem como ácido polimalêico.
  • Gabarito: E 

    a) São compostos por um pó de óxido de zinco, fluoreto de cálcio e o ácido poliacrílico como componente líquido; Errado, pois o pó é de cimento de silicato  e o componente líquido é do cimento de policarboxilato. 

     b) possuem reação total de presa rápida e sendo assim necessitam de proteção do meio bucal para minimizar a dissolução ou a contaminação; Errado, pois não possuem reação de presa rápida e sim lenta na apresentação pó/líquido. 

     c) possuem excelente resistência à tração e à abrasão; Errado, pois esse material não apresenta boa capacidade de resistência à tração, compressão, abrasão.

     d) para se obter uma boa adesão à dentina, esta superfície deve ser tratada primeiro com um condicionador, sendo o ácido fosfórico a substância de escolha; Errado, pois não se deve usar condicionador para fazer uso do CIV. Esse mecanismo deve ser usado com as resinas compostas. 

     e) as suas principais características são a capacidade de aderir ao esmalte e à dentina e a capacidade de liberar flúor do componente de vidro no cimento. Correto