-
Definiçao: PIB a custos de fatores = remuneracao dos empregados + EOB
PIBpm = PIBcf + Impostos Indiretos - Subsídios
PIBcf = PIBpm
O difícil da questão seria lembrar que o PIBcf = Salários + EOB.
-
Note que PIBpm=PIBcf+ impostos indiretos - subsídios. Temos ainda pela ótica da renda que: PIBcf= salários + Excedente Operacional Bruto, onde este último termo se refere às demais rendas, como juros, aluguéis, lucros e dividendos.
(a) Errado. A diferença de PIB para PIL é a depreciação. Isto exigiria depreciação nula.
(b) Errado. A diferença de investimento bruto para líquido é a depreciação. Isto exigiria depreciação nula.
(c) Errado. Renda Nacional Líquida Disponível= PIBcf + Renda líquida recebida do exterior +Transferências Correntes Líquidas Recebidas. Faltou colocar essas tranferências no item, sem elas temos só a Renda Nacional Líquida.
(d) Verdadeiro. Temos que PIBpm=PIBcf+ impostos indiretos - subsídios. Na questão ele diz que impostos indiretos = subsídios. Portanto, PIBpm=PIBcf.
(e) Errado. Receita Corrente da Administração Pública = Impostos Diretos + Impostos Indiretos + Outras Receitas Correntes Líquidas do Governo - Subsídios e Transferências.
Gabarito letra (d).
-
Note que subsídios e impostos indiretos são exatamente as variáveis que importam na diferença entre produto a preços de mercado e a custo de fatores.
Isso porque o PIB a custo de fatores (PIBcf) é dado pelo PIB a preços de mercado (PIBpm) somados os subsídios (S) e descontados os impostos indiretos (II):
PIBcf = PIBpm + S - II
Note simplesmente que se S tem valor igual a II – é o que diz o enunciado -, então PIBcf = PIBpm.
Ou seja, dadas as condições do enunciado, o PIB a preços de mercado é igual ao PIB a custo de fatores.
Com esse raciocínio, nos aproximaríamos do gabarito. Mas ainda não é suficiente.
O que ocorre é que o PIB a custo de fatores é dado exatamente pela soma de todas as remunerações dos fatores de produção.
E a soma de todas as remunerações dos fatores de produção pode ser dividida em duas grandes partes: salários e excedente operacional bruto (que é a soma entre lucro, juros e aluguéis).
Resposta: D