SóProvas


ID
1874566
Banca
FGV
Órgão
SUDENE-PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação à segurança de redes sem fio, analise as afirmativas a seguir.

I. WEP é considerado uma técnica de chave compartilhada mais segura que WPA e WPA2.

II. WPA2 utiliza AES como método de criptografia.

III. WPA2 é considerado uma técnica de chave compartilhada mais segura que WPA. Assinale:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

     

    WEP: Wired Equivalent Privacy

    O algoritmo de segurança mais usado do mundo foi criado em 1999 e é compatível com praticamente todos os dispositivos WiFi disponíveis no mercado. Justamente por ser tão popular, é também o mais sujeito a falhas de segurança e o que possui mais buracos conhecidos.

     

    WPA: Wi-Fi Protected Access

    Quando o WEP saiu de circulação, o WPA entrou em seu lugar como o protocolo-padrão da indústria. Adotado formalmente em 2003, a novidade trazia encriptação 256 bits e uma segurança muito maior para as redes. Além disso, sistemas de análise de pacotes – para verificar alterações e invasões – e outras ferramentas foram implementadas para melhorar a segurança. O problema aqui é que a arquitetura WPA foi produzida de forma a não tornar os dispositivos WEP obsoletos, e sim atualizáveis. Com isso, uma série de elementos do protocolo antigo foi reaproveitada e, com ela, diversos dos problemas do antecessor também acabaram presentes na nova versão.

     

    WPA2: Wi-Fi Protected Acces II

    O sistema-padrão atual e também o mais seguro, implementado pela Wi-Fi Alliance em 2006. A diferença aqui é a maneira como o sistema lida com senhas e algoritmos, excluindo completamente a possibilidade de um ataque de força bruta. Sendo assim, esse é o tipo mais seguro da atualidade. Segundo especialistas, o risco de intrusões para usuários domésticos com WPA2 é praticamente zero.

     

    Fonte: https://www.tecmundo.com.br/wi-fi/42024-wep-wpa-wpa2-o-que-as-siglas-significam-para-o-seu-wifi-.htm

  • WEP

     

    Wired Equivalent Privacy  (Privacidade equivalente aos fios) foi o primeiro protocolo de criptografia lançado para redes sem fio. O WEP é um sistema de criptografia adotado pelo padrão IEEE 802.11. Ele utiliza uma senha compartilhada para criptografar os dados e funciona de forma estática. Além de fornecer apenas um controle de acesso e de privacidade de dados na rede sem fio.

    As chaves de acesso utilizam 64 ou 128 bits e o algoritmo RC4 para criptografar os pacotes, que são transmitidos pelas ondas de rádio. Além disso, faz uso de uma função detectora de erros para verificar a autenticidade e dados.

    Poucos anos após ter sido lançado, várias vulnerabilidades foram encontradas no uso do protocolo, até que o WPA foi lançado. O uso de WEP contribuiu para a invasão da rede da empresa T.J. Pai Maxx.

     

    WEP2 ou WPA

     

    Wi-fi Protected Access  (Wi-Fi de acesso protegido) é uma versão melhorada do WEP. Também é conhecido como TKIP (Temporal Key Integrity Protocol). O recurso surgiu em 2003 para aumentar a segurança do protocolo WEP. As principais mudanças foram no algorítimo de criptografia.

     

    WPA 2 ou 802.11i 

     

    O WPA2 é considerada a versão final o WPA. A principal diferença entre o WPA e o WPA2 é a forma com a qual ele criptografa os dados. Enquanto o WPA utiliza o TKIP como algoritmo de criptografia, o WPA2 utiliza o algoritmo AES (Advanced Encryption Standard). O algoritmo AES é consideravelmente mais pesado que o TKIP. Por conta disso, as placas mais antigas não suportam o WPA2, nem com um firmware atualizado.

    O AES é o padrão de criptografia utilizado pelo Governo Norte-americano

  • Gabarito: Letra C

    WAPA2 usa AES e o CCMP, sendo mais resistente a ataques de força bruta