SóProvas


ID
187480
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com relação à robustez do método criptográfico utilizado, a ordem do protocolo mais vulnerável para o menos vulnerável é

Alternativas
Comentários
  • O TKIP (Temporal Key Integrity Protocol) é um algoritmo de criptografia baseado em chaves que se alteram a cada novo envio de pacote. A sua principal característica é a frequente mudanças de chaves que garante mais segurança. A senha é modificada automaticamente por padrão a cada 10.000 pacotes enviados e recebidos pela sua placa de rede.
    Wikipedia
  • Questão BEM confusa...

     

    O WPA tbm é conhecido como TKIP, justamente por fazer uso do TKIP, assim, não daria para dissociar um do outro... Logo, as alternativas D e E estariam corretas... Enfim, FCC né...

     

    Fontes: 

     

    http://teteraconsultoria.com.br/seguranca-wi-fi-devo-usar-wpa-wpa2-aes-wpa2-tkip-ou-tudo-junto/

     

    https://www.gta.ufrj.br/ensino/eel879/trabalhos_vf_2011_2/rodrigo_paim/wpa.html

     

    http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialrwlanman3/pagina_3.asp

  • Gabarito D

    Pela ordem:

    WEP

    O protocolo WEP, sigla de "Privacidade Equivalente à de Redes com Fios", foi o pioneiro no assunto de proteção de redes sem fio, tendo sido lançado como um padrão de segurança neste tipo de rede em 1997. Ele utiliza o algoritmo de criptografia RC4, que é apontado por muitos como seu principal ponto negativo. Mesmo estando obsoleto no quesito segurança, o WEP continua sendo amplamente utilizado em residências de todo o mundo, reflexo da falta de informação dos usuários de redes sem fio e da insistência de fabricantes de pontos de acesso em permitir que ele seja um dos padrões de segurança.

     

    TKIP

    TKIP (Temporal Key Integrity Protocol) é um protocolo com algoritmo de criptografia baseado em chaves que se alteram a cada novo envio de pacote. A sua principal característica é a frequente mudança de chave que garante mais segurança

     

    WPA

    O protocolo WPA, sigla de "Acesso Protegido a Wi-Fi", foi criado em 2002 pela WFA (Wi-Fi Alliance) como postulante a substituto do WEP. Durante a sua concepção, foi dado um enfoque maior na correção das falhas de segurança encontradas neste protocolo. Dentre as melhorias propostas, a mais significativa foi a utilização do algoritmo RC4 de uma forma mais segura, dentro do protocolo TKIP.

    Em 2004, a WFA lançou o sucessor do WPA, o WPA2, após a descoberta de algumas falhas de segurança presentes no TKIP. Assim, para tentar contorná-las, ele foi substuído pelo protocolo CCMP, que faz uso de um algoritmo de criptografia simétrica muito robusto e amplamente utilizado, o AES.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Letra D

     

    @Musashi,

    O TKIP é apenas responsável pela frequente mudança de chaves, o que veio garantir mais segurança ao protocolo WPA... mas o WPA combina o uso do TKIP com outras melhorias... por essa razão o WPA tem peso de menor vulnerabilidade comparado aos demais.