SóProvas


ID
1876384
Banca
CETRO
Órgão
AMAZUL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

As primeiras causas da lipotímia estão muito relacionadas ao medo do tratamento dentário e à administração da anestesia local. Sobre a lipotímia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Pelo que me consta, lipotímia é definida pelo conjunto de sinais e sintomas que antecedem a síncope (desmaio) propriamente dita. Estou em dúvida quanto ao gabarito da questão.

     

    http://infosaudeap.blogspot.com.br/2009/05/lipotimia-e-sincope.html

    A fonte supracitada não é a ideal, mas reforça o questionamento acerca da questão.

     

     

  • Lipotimia é a perda de força muscular, porém sem perda de consciência, que lembram efeito extra-piramidal, com integral conservação das funções respiratória e cardíaca. A lipotimia se constitui no primeiro grau de síncope: é acompanhada de palidez, suores frios, vertigens, zumbidos nos ouvidos, sendo que a pessoa tem a impressão angustiante de que vai desmaiar. O fênomeno pode ser causado por emoção violenta, por súbita modificação da posição deitada para a posição vertical, ou por toda circunstância análoga, susceptível de alterar a circulação. A lipotimia usualmente não é grave e deve ser procurada assistência posterior para averiguação de eventual existência de doença normal desencadeante. Pode também ser chamado de pré-síncope. Também é Chamada de Sindrome Vaso-Vagal

  • Bruno, também aprendi da mesma forma que você.

    Os termos "desmaio" ou "desfalecimento" são sinônimos populares do termo médico “síncope”. Chama-se lipotímia à sensação de desmaio, sem que esse efetivamente ocorra.

  • Definida como perda súbita e transitória da consciência e do tônus postural, com rápida recuperação espontânea.

    Sendo consequencia de uma diminuição do fluxo sanguineo e da oxigenação do cérebro, o que por sua vez pode ocorrer por significativa redução da

    frequencia cardíaca e/ou por queda da pressão arterial. 

    Livro: URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS MÉDICAS NO CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO

    Ivan Haidamus Sodré Marques

    Fernando Yue Cesena

  • Eu também fiquei em dúvida entre a C e D, as duas parecem corretas.

  • Lipotimia sem perda da consciência

    Síncope com perda da consciência

  • Lipotimia e síncope são termos muito confundidos em sua definição e até mesmo tratados como sinônimos. A lipotimia é definida como um mal-estar passageiro, caracterizado por uma sensação angustiante e iminente de desfalecimento, com palidez, sudorese aumentada, zumbidos auditivos e visão turva, sem necessariamente levar à perda total da consciência. É a sensação de desmaio, sem que esse efetivamente ocorra. Apesar disso, são atribuídos a ela sinônimos como "desmaio comum" ou perda dos sentidos, quando talvez fosse melhor chamá-la de pré-sincope.

    O termo sincope, por sua vez, é tido como a perda repentina e momentânea da consciência, causada pela súbita diminuição do fluxo sanguíneo e da oxigenação cerebral, ou ainda por causas neurológicas ou metabólicas.

  • Oi? Como assim não há verbo? O verbo aí é "pagar". Oração subordinada adjetiva existe, aliás. Temos 3 tipos de subordinadas, que são: substantivas, adjetivas e adverbiais. O sintagma entre vírgulas é uma oração adjetiva explicativa.

  • O "pago" não é o verbo, pois não expressa ação, a expressão descrita é apresentada como uma característica do serviço.

    Veja que se você mudar o referente, a característica se flexiona.

  • vão se f*** brigando por m... é uma estrutura explicativa, e pronto!

  • kkkkkkkkkkk'

    Olha as tretas. Calma meu povo!