SóProvas


ID
1876993
Banca
CONPASS
Órgão
Prefeitura de Carnaíba - PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São vacinas que são administradas por via intramuscular e intradérmica, respectivamente?

Alternativas
Comentários
  • dT e BCG

  • Via intramuscular:

    Na via intramuscular a vacina é introduzida dentro do tecido muscular. Essa via é muito utilizada porque possui uma rápida absorção. A musculatura deve ser bem desenvolvida, pois assim teremos mais facilidade de acesso, não há risco de atingir vasos de grande calibre e a inervação não é superficial.

    É uma via apropriada para a administração de soluções irritantes, como por exemplo, soluções aquosas ou oleosas em volumes superiores a 1,5 ml até, no máximo, 5 ml. A escolha da injeção intramuscular também é feita quando há necessidade de o produto ser absorvido rapidamente, ou quando é preciso obter efeitos mais imediatos.

    As vacinas administradas por via intramuscular são: a tríplice bacteriana (DTP), a dupla infantil e adulto (DT e dT), a vacina contra a infecção pelo Haemophilus influenzae tipo b, a vacina contra a hepatite B, contra a raiva de uso humano, contra a raiva de vírus inativados, contra a poliomielite de vírus inativados, entre outras. Os locais selecionados devem estar distantes dos grandes nervos e vasos sanguíneos, sendo os mais utilizados:

    - Músculo vastolateral da coxa, no terço médio;

    - Dorso glúteo ou o músculo grande glúteo, no quadrante superior externo;

    - Músculo deltoide.

    Via intradérmica:

    Essa é uma via muito restrita usada para pequenos volumes, sendo a solução introduzida na camada superficial da pele, chamada derme. A via intradérmica é uma via de absorção muito lenta, utilizada principalmente nas seguintes situações:

    -Para a administração da vacina BCG-ID;

    - Para a realização de prova de hipersensibilidade, como o PPD.

    O local mais apropriado é a face anterior do antebraço, por ser pobre em pelos, com pouca pigmentação, pouca vascularização e de fácil acesso para leitura. O volume máximo indicado a ser introduzido por essa via é de 0,5 ml, sendo que para a vacina BCG o volume a ser administrado corresponde a 0,1 ml.

    A seringa mais apropriada para a injeção intradérmica é a de 1 ml, que possui escalas de frações em mililitros (0,1 ml). A agulha deve ser pequena, fina e com bisel curto, que na prática denominamos de agulha 13 X 4,5.

    fontes: