SóProvas


ID
1878751
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Combustão é a reação química do oxigênio com materiais combustíveis em cujo processo se apresenta luz e uma rápida produção de calor. A diferença entre a reação química de oxidação clássica (corrosão) e a de combustão, é a velocidade com que esta última ocorre, independentemente da quantidade de calor liberado. Portanto, quando uma reação química de combustão é dita estequiométrica podemos afirmar:

Alternativas
Comentários
  •  

    A combustão Estequiométrica é aquela em que a quantidade de combustível e comburente oxidante é tal que todo o combustível é queimado. Nestas condições a eficiência da combustão é máxima e, portanto, deve ser teoricamente o ponto ideal de funcionamento de todas as máquinas térmicas. (Resposta A)

    Quando a quantidade de comburente é insuficiente para garantir a combustão completa do combustível, dizemos que a mistura é rica.
    Por outro lado, se a quantidade de comburente for maior do que a necessária, dizemos que a mistura é pobre.

    Fonte: http://www.antonioguilherme.web.br.com/Arquivos/combustao.php

  •  O termo "estequiométrico" é usado com frequência em Termodinâmica para referir-se à "mistura perfeita" entre um combustível e o ar. Uma reação química estequiométrica é perfeitamente balanceada, não há "sobras" de elementos.

  • A) Correta. Reações estequiométricas são "reações perfeitas" ou seja: aquelas que tem quantidades exatas de reagentes de modo que haja a combinação total entre eles;

    B) Errada. Esse conceito se refere às misturas ricas, onde sempre haverá combustível não queimado;

    C)Errada. Toda reação de combustão gera calor e produz novas substâncias químicas como produto da reação

    D) Errada. As reações de combustão além do CO2 e calor, geram outras substâncias químicas como produtos como por exemplo, CO,CH, fuligem, dentre outros.

    E) Errada. Se houver maior quantidade de oxidante a mistura é dita como pobre.