Resposta correta letra D)
A) A mínima toxicidade pulpar produzida pelos ionômeros de vidro é devido ao alto peso molecular, que torna menos móvel e penetrante e seu pH maior comparado com o ácido fosfórico.
B) O ácido tartárico reduz a viscosidade da massa, aumentando seu tempo de trabalho, mas diminui o tempo de presa.
C) A composição básica do pó é formada pela fusão dos componentes SiO2, Al2O3 e CaF2.
E) Adesão maior em esmalte por ser mais mineralizado e ocorrer maior quelação dos íons cálcio.
A) Devido à alta proporção (Não interfere nas propriedades biológicas e sim mecânicas do material) de pó/líquido, os cimentos ionoméricos podem ser mais agressivos (Biocompatível) ao complexo dentino-pulpar que os cimentos restauradores.
B) O ácido tartárico presente no líquido dos cimentos de ionômero de vidro melhora o processo de manipulação, aumentando os tempos de trabalho e (diminuíndo o tempo) de presa.
C) A composição básica do pó do cimento de ionômero de vidro convencional compreende os compostos SiO2, AR2O3 (Al2O3), ARF3, CaF2, NaF e H2PO4 (AlPO4). (faltou: AlF3, Na3AlF6 e CaF2.
D) O mecanismo de adesão dos cimentos ionoméricos envolve a quelação dos ácidos carboxílicos com o cálcio da dentina e do esmalte. (CORRETA) COMPLEMENTANDO: Quelato é um composto químico formado por um íon metálico ligado por várias ligações covalentes a um agente quelante, uma estrutura heterocíclica de compostos orgânicos como aminoácidos, peptídeos ou polissacarídeos.
E) A resistência de união dos cimentos ionoméricos ao esmalte é semelhante (Diferente) à resistência desses cimentos à dentina.
COMPOSIÇÃO:
Pó: Sílica (SiO2), Alumina (Al2O3), Fluoreto de sódio alumínio (Na3AlF6), Fluoreto de cálcio (CaF2), Fluoreto de alumínio (AlF3) e fosfato de alumínio (AlPO4).
Liquido: Ácido poliacrílico, ácido itacônico, ácido tartárico e água.
REFERÊNCIA: PHILLIPS, CONCEIÇÃO E WIKIPÉDIA.