SóProvas


ID
1878976
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Um homem de cinquenta e seis anos de idade, portador de diabetes melito tipo II, foi atendido em consultório odontológico. O paciente relatou fazer uso de cloridrato de metformina, 500 mg, um comprimido ao dia pela manhã. No exame físico, foi constatada a necessidade de cirurgia pré-protética. No teste de glicemia capilar, quinze minutos antes da intervenção, foi verificada a taxa de 196 mg/dL. A pressão arterial aferida foi normal.

A partir dessa situação hipotética, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A avaliação inicial deve-se determinar o tipo de diabetes e classificar o paciente de acordo o grau de risco para a conduta odontológica: Baixo, Médio e Alto Risco. 
    Baixo risco =>Controle metabólico em regime médico; ausência de sintomas e complicações da diabetes; FPG < 200mg/dL, taxa de HbA1c de 7% e glicosúria mínima (1+) => Tratamentos não cirúrgicos: Exame/radiografias, instruções sobre higiene bucal, restaurações, profilaxia supragengival, raspagem e polimento radicular (subgengival) e endodontia.=>Tratamentos Cirúrgicos: Extrações simples, múltiplas 
    e de dente incluso, gengivoplastia, cirurgia com retalho e apicectomia.

    Para evitar o aparecimento de desequilíbrios metabólicos indesejáveis durante o procedimento, é importante que o cirurgiãodentista tome devidas precauções como, checagem da glicemia capilar com glicosímetro antes, durante e após a consulta, certificação do uso correto de medicamentos, priorização de consultas curtas, no meio da manhã, com o uso de tranquilizantes ou sedação complementar, quando precisos e prescritos pelo médico, redução do risco de estresse físico, emocional e de infecção, orientação da higiene oral e dieta adequada, manipulação de tecidos bucais em menor tempo para processo rápido de cicatrização, aferição da pressão arterial (PA) antes e depois das consultas e pulsação antes, durante e depois da anestesia. Pacientes diabéticos bem controlados podem ser tratados como pacientes normais. 

    http://coral.ufsm.br/dentisticaonline/1102.pdf