SóProvas


ID
1878979
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O controle da hemostasia consiste em uma das principais medidas adotadas durante uma intervenção cirúrgica. A prevenção da perda excessiva de sangue enseja reparo mais satisfatório, melhor recuperação do paciente, além de reduzir significativamente o risco de infecção pós-operatória. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Há cinco meios de se obter hemostasia das feridas:

    1) Auxiliar os mecanismos hemostáticos naturais: isso geralmente é feito pressionando-se com gaze os vasos sangrantes ou colocando-se uma pinça hemostática no vaso. Esses métodos causam estase do sangue no vaso, o que promove a coagulação. Alguns vasos pequenos necessitam, em geral, de apenas 20 a 30 segundos de compressão contínua, enquanto vasos grandes precisam de 5 a 10 minutos.

    2) Uso do calor (termocoagulação): é o uso do calor para causar uma fusão da parte terminal dos vasos cortados (termocoagulação). O calor é, em geral, aplicado por meio de uma corrente elétrica que o cirurgião concentra no vaso sangrante, pinçando-o com um instrumento metálico, como uma pinça hemostática, ou tocando o vaso diretamente.

    3) Ligaduras (suturas): se um vaso já está lesado, cada ponta é presa por uma pinça hemostática. O cirurgião, então, passa uma sutura não-absorvível ao redor do vaso. Se um vaso pode ser dissecado livremente do tecido conjuntivo adjacente antes de ser incisado, duas pinças hemostáticas podem ser colocadas no vaso, deixando espaço suficiente entre elas para incisar o vaso. Uma vez que o vaso é seccionado, as suturas são feitas em volta de cada extremidade, e as pinças hemostáticas são removidas.

    4) Pressionar um curativo sobre a ferida: isso cria pressão nos pequenos vasos que foram incisados, favorecendo a coagulação. É preciso tomar cuidado para não aplicar muita pressão e comprometer a vascularização da ferida. A maioria dos sangramentos originados na cirurgia dentoalveolar pode ser controlada por esse meio.

    5) Substâncias Vasoconstritoras: consiste em colocar na ferida substâncias vasoconstritoras, como a adrenalina, ou aplicar pró-coagulantes como o colágeno ou a trombina comercial. A adrenalina tem maior efeito vasoconstritor quando colocada, pelo menos 7 minutos antes do início da cirurgia, no local onde se deseja a vasoconstrição.

    Fonte: Cirurgia Oral e Maxilofacial Contemporânea, Quarta Edição. Larry J Peterson, Edward Ellis, James Hupp, Myron Tucker.

  • cuidado

    (CESPE/MPOG/2015/Técnico) A melhoria contínua de um processo se baseia na entropia, que é uma das principais motivações para identificação de necessidades de melhoria e uma característica própria de todos os sistemas. (CERTO)