Conforme Rowley (2002, p. 125), O desenvolvimento de estruturas de bases de dados:
1) Uma base de dados é uma coleção geral e integrada de dados junto com a descrição deles, gerenciada de forma a atender a diferentes necessidades de seus usuários.
2) Um sistema de gerenciamento de bases de dados (SGBD) é o sistema que gera, opera e mantém bases de dados e, como tal, deve incluir todos os programas necessários para essa finalidade.
3) Um modelo de dados especifica as regras segundo as quais os dados são estruturados, bem como as operações correlatas que são permitidas. Pode ser também visto como uma técnica para a descrição formal de dados, relações entre dados e limitações de uso.
Gab. E
ROWLEY, Jennifer. A bibliteca eletrônica. Brasília: Briquet de Lemos, 2002.
Acrescentando...
Conforme Rowley (2002, p. 107, 109-110):
Registro é a informação contida na base de dados e que diz respeito a um documento ou item.
As bases de dados de referências remetem ou encaminham o usuário a outra fonte, como um documento, uma pessoa jurídica ou pessoa física, para que obtenha informações adicionais, ou o texto completo de um documento. Como exemplo temos:
1.Bases de dados bibliográficos, que incluem citações ou referências bibliográficas e, às vezes, resumos de trabalhos publicados.
2.Bases de dados catalográficos, que mostram o acervo de determinada biblioteca ou redes de bibliotecas. Comumente, essas bases de dados relacionam quais os livros, títulos de periódicos e outros itens que a biblioteca possui em seu acervo, porém não proporcionam informações adicionais sobre o conteúdo desses documentos.
3.Bases de dados referenciais, que referenciam informações ou dados, como nomes e endereços de instituições, e outros dados típicos de cadastros.
As bases de dados de fontes contêm os dados originais e constituem um tipo de documento eletrônico. Após ter feito uma consulta bem-sucedida numa base de dados de fontes, o usuário terá em mãos as informações de que precisa, sem ter de ir buscá-las numa fonte original (como seria obrigado a fazer no caso das bases de dados de referências). Os dados encontram-se disponíveis tanto em formato legível por computador, como em formato impresso.
Gab. E
ROWLEY, Jennifer. A bibliteca eletrônica. Brasília: Briquet de Lemos, 2002.