SóProvas


ID
1879129
Banca
ESAF
Órgão
ANAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Sobre o Custeio Baseado em Atividades (Activity Based Costing), podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    a) alternativa incorreta, pois sabemos que o Custeio Baseado em Atividades não é aceito pela legislação fiscal e contábil, visto que contraria os Princípios Contábeis;

    b) a alternativa está incorreta pela generalização. O Custeio ABC não é de aplicação simples, pois exige um mapeamento analítico de departamentos e, principalmente, de atividades da empresa. Em certos casos, pode não ser economicamente viável a sua aplicação;

    c) alternativa incorreta, pois no ABC, considera-se que as ATIVIDADES consomem os recursos e não produtos e serviços.

    d) uma das grandes inovações do ABC é justamente o uso de direcionadores de custos. Alguns exemplos desses direcionadores são:
    - nº de empregados;
    - área ocupada;
    - tempo de mão-de-obra (hora-homem);

    e) CERTO: e é o nosso gabarito. Segundo Eliseu Martins, ABC é, na realidade, uma ferramenta de gestão de custos, muito mais do que de custeio de produtos.

    https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/03/23012651/Corre%C3%A7%C3%A3o-ANAC-Definitiva.pdf

    bons estudos

  • Gabarito: Letra E.

    Comentário: No método de custeio por atividades (Activity Based Costing ou ABC), o objetivo é delinear as atividades para determinar os sistemas de custos, ou seja, as atividades da empresa constituem, neste método, os objetos fundamentais para a determinação dos custos. Estes custos por atividades é que serão apropriados aos produtos. Vamos às alternativas:

    a) é aceito pelo Fisco para apuração do lucro real.

    Item ERRADO. O único método aceito pelo fisco para fins de apuração do lucro real é o custeio por absorção.

    b) sua aplicação é economicamente viável para qualquer tipo de organização. 

    Item ERRADO. Não consigo afirmar com certeza que a aplicação do custeio ABC é economicamente viável para qualquer tipo de organização, em função da sua complexidade. De fato, é necessário que uma empresa mantenha todo um arcabouço robusto, com controles internos muito bem delineados, além de um bom sistema de informações gerenciais, o que demanda significativo investimento.

    c) considera que os produtos e serviços é que consomem os recursos.

    Item ERRADO. No custeio ABC, os recursos são consumidos pelas atividades, que por sua vez são consumidas pelos produtos.

    d) não utiliza direcionadores de custos.

    Item ERRADO. No custeio ABC, os direcionadores de custos (de recursos e de atividades) são de extrema importância para uma correta aplicação do método.

    e) gera informações para a tomada de decisões gerenciais

    Item CERTO. Este método de custeio é de grande utilidade para a tomada de decisão do administrador da empresa, uma vez que as suas informações de custos servem de base para que os gestores das empresas possam tomar, com maior eficácia e eficiência, diversas decisões fundamentais, tais como decisões de planejamento, investimento, avaliação de desempenho e elaboração de orçamentos.