SóProvas


ID
1879132
Banca
ESAF
Órgão
ANAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Analise a seguinte situação hipotética.

"Uma empresa aérea adquiriu uma concorrente que se encontrava em frágil situação econômico-financeira. Foi pago pela transação um valor superior ao valor contábil da empresa adquirida. A adquirente informou nas Notas Explicativas que os softwares adquiridos foram registrados por seu custo, menos a amortização acumulada e análise de realização (impairment)."

Em relação à situação informada, analise as opções abaixo à luz da Lei n. 6.404/1976 e modificações posteriores, indicando a correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    a) Apesar de sua natureza incorpórea, os direitos de uso de softwares da natureza informada devem ser contabilizados como ativo imobilizado.
    Esta foi a alternativa apontada como correta pela banca. Ocorre que os softwares podem ser classificados no Imobilizado ou no Intangível, conforme o CPC 04 – Ativo Intangível:

    4. Alguns ativos intangíveis podem estar contidos em elementos que possuem substância física, como um disco (como no caso de software), documentação jurídica (no caso de licença ou patente) ou em um filme. Para saber se um ativo que contém elementos intangíveis e tangíveis deve ser tratado como ativo imobilizado de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 27 – Ativo Imobilizado ou como ativo intangível, nos termos do presente Pronunciamento, a entidade avalia qual elemento é mais significativo. Por exemplo, um software de uma máquina-ferramenta controlada por computador que não funciona sem esse software específico é parte integrante do referido equipamento, devendo ser tratado como ativo imobilizado. O mesmo se aplica ao sistema operacional de um computador. Quando o software não é parte integrante do respectivo hardware, ele deve ser tratado como ativo intangível.

    Como a questão não esclarece a natureza dos softwares, a resposta passa a medir a sorte do candidato em escolher a opção correta, e não o conhecimento. Assim, solicitamos a ANULAÇÂO da questão por não ter resposta correta.

    b) A diferença entre o valor contábil e o valor pago não deveria ser reconhecida.
    Errado. a diferença entre o valor contábil e o valor pago é reconhecido como impairment

    c) Não é possível realizar testes de impairment em bens imateriais.
    Errado. Conforme a Lei 6404/76 art. 183: § 3o A companhia deverá efetuar, periodicamente, análise sobre a recuperação dos valores registrados no imobilizado e no intangível (...).

    d) No Balanço Patrimonial da adquirente, o goodwill (ágio por expectativa de rentabilidade futura) é classificado como Ativo Circulante ─ Investimentos.
    Errado. O goodwill é classificado como Ativo Não Circulante – Investimentos.

    e) A empresa adquirente não deveria ter evidenciado a operação em suas Notas Explicativas.
    Errado. Conforme a Lei 6404/76 § 5o:
    As notas explicativas devem:
    IV – indicar:
    b) os investimentos em outras sociedades, quando relevantes (art. 247, parágrafo único);


    https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2016/03/23012651/Corre%C3%A7%C3%A3o-ANAC-Definitiva.pdf

    bons estudos

  • Renato, com relação à alternativa b), qual a sua fonte para afirmar que a diferença entre o valor contábil e o valor pago é reconhecido como impairment??? Teste de Impairment está relacionado com valor justo ou em uso x valor contábil.

  • Respondendo o colega aqui \/ . Valor justo é exatamente o valor  que se venderia no mercado no momento da avaliação. Valor pago = Valor Justo.

  • Tb. discordo, respeitosamente, do colega Renato quando trata de "impairment" (CPC-01) que segundo a Lei evidencia valor justo X valor em uso, dos 2 o maior, em confronto com o valor contábil.