SóProvas


ID
1880623
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Brusque - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as descrições abaixo sobre os transtornos comuns na infância.


1. As características essenciais são a presença de um desenvolvimento acentuadamente anormal ou prejudicado na interação social e comunicação (com atrasos significativos na linguagem) e um repertório marcantemente restrito de atividades e interesses. As manifestações do transtorno variam imensamente, dependendo do nível de desenvolvimento e idade cronológica do indivíduo.


2. A característica essencial é a ansiedade excessiva envolvendo o afastamento de casa ou de figuras importantes de vinculação. Esta ansiedade está além daquela esperada para o nível de desenvolvimento do indivíduo.


3. A característica essencial é um padrão persistente de desatenção e/ ou hiperatividade, mais frequente e severo do que aquele tipicamente observado em indivíduos em nível equivalente de desenvolvimento. Alguns sintomas hiperativo-impulsivos que causam prejuízo devem ter estado presentes antes dos 7 anos, mas muitos indivíduos são diagnosticados depois, após a presença dos sintomas por alguns anos.


4. A característica essencial é um padrão recorrente de comportamento negativista, desafiador, desobediente e hostil para com figuras de autoridade, que persiste por pelo menos 6 meses e se caracteriza pela ocorrência frequente de pelo menos quatro dos seguintes comportamentos: perder a paciência, discutir com adultos, desafiar ativamente ou recusar-se a obedecer a solicitações ou regras dos adultos, deliberadamente fazer coisas que aborrecem outras pessoas, responsabilizar outras pessoas por seus próprios erros ou mau comportamento, ser suscetível aos outros ou facilmente aborrecido por eles, mostrar-se enraivecido e ressentido, ou ser rancoroso ou vingativo.


Assinale a alternativa que relaciona corretamente as descrições aos seus respectivos transtornos.

Alternativas
Comentários
  • 1. As características essenciais são a presença de um desenvolvimento acentuadamente anormal ou prejudicado na interação social e comunicação (com atrasos significativos na linguagem) e um repertório marcantemente restrito de atividades e interesses. As manifestações do transtorno variam imensamente, dependendo do nível de desenvolvimento e idade cronológica do indivíduo. Transtorno Autista

     

    2. A característica essencial é a ansiedade excessiva envolvendo o afastamento de casa ou de figuras importantes de vinculação. Esta ansiedade está além daquela esperada para o nível de desenvolvimento do indivíduo. Transtorno de Ansiedade de Separação

     

    3. A característica essencial é um padrão persistente de desatenção e/ ou hiperatividade, mais frequente e severo do que aquele tipicamente observado em indivíduos em nível equivalente de desenvolvimento. Alguns sintomas hiperativo-impulsivos que causam prejuízo devem ter estado presentes antes dos 7 anos, mas muitos indivíduos são diagnosticados depois, após a presença dos sintomas por alguns anos. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade

     

    4. A característica essencial é um padrão recorrente de comportamento negativista, desafiador, desobediente e hostil para com figuras de autoridade, que persiste por pelo menos 6 meses e se caracteriza pela ocorrência frequente de pelo menos quatro dos seguintes comportamentos: perder a paciência, discutir com adultos, desafiar ativamente ou recusar-se a obedecer a solicitações ou regras dos adultos, deliberadamente fazer coisas que aborrecem outras pessoas, responsabilizar outras pessoas por seus próprios erros ou mau comportamento, ser suscetível aos outros ou facilmente aborrecido por eles, mostrar-se enraivecido e ressentido, ou ser rancoroso ou vingativo. Transtorno Desafiador Opositivo

     

     

     

    https://www.instagram.com/diariodapsicologa/?hl=pt-br

  • Só a título de informação e para o caso de haver pessoas que, ao começar a estudar essa temática, se percam um pouco para diferenciar Asperger e Autismo (assim como eu). A distinção entre autismo e síndrome de Asperger não é universalmente aceita. O quadro de autismo e síndrome de Asperger tem similaridades nos quesitos de diagnóstico. A diferença está apenas em que na síndrome de Asperger a memória é privilegiada e os aspectos cognitivos e da Linguagem não apresentam atraso.

    Portanto, sempre que as assertivas trouxerem o atraso na linguagem e em aspectos da memória estará se referindo ao Autismo e não ao Asperger.

  • Importante sinalizar que hoje não se utiliza mais síndrome de Asperger, o DSM-5 já coloca esse transtorno dentro do Transtorno do Espectro Autista, questão pode ser considerada desatualizada.