SóProvas


ID
1881022
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação aos processadores, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • a) Existem processadores de 30 e 68 bits.

    Incorreto. Atualmente os processadores trabalham com 32 ou 64 bits.

     b)  Possuem tamanhos diferentes e a placa-mãe precisa de um adaptador.

    Incorreto. Embora os processadores possam ter tamanhos e pinagens diferentes, não existem adaptadores. Deve-se utilizar placas-mães e processadores compatíveis entre si.

     c) O sistema operacional mostra um processador quad-core como se fosse mais de um processador.

    Correto. Embora fisicamente seja apenas um processador, o sistema pode reconhecer os múltiplos núcleos da CPU.

     d) Atualmente os processadores possuem memória interna por isso não é necessário memória RAM.

    Incorreto. Embora os processadores possuam memória interna (registradores e memória cache), é necessária a instalação de memória RAM para o PC funcionar.

     e) Uma placa-mãe suporta somente um processador.

    Incorreto. Existem placas-mãe com mais de um slot para processador, normalmente destinados a servidores.

  • A solução que a indústria adotou, para continuar incrementando a performance de seus processadores, foi o aumento do número de núcleos, ou seja, a colocação de vários processadores em um único chip.

    Por isso que, atualmente, os melhores processadores comerciais continuam a oferecer velocidades que oscilam entre 2GHz e 4Ghz, ao invés de continuar a subir as velocidades dos processadores.

     

    Os processadores com vários núcleos, teoricamente, podem executar múltiplas instruções ao mesmo tempo.

    A depender da arquitetura, cada core (núcleo) pode ter registradores próprios, e, inclusive, memória cache exclusiva (L1, L2, L3).

     

    Contudo, ter dois núcleos, por exemplo, não implica, necessariamente, no dobro de velocidade. Isto porque dependerá da capacidade do programa que estiver executando utilizar os núcleos.

     

    Além disso, depende também das tarefas (instruções) que estão sendo executadas. Para compreender isto, vamos fazer uma analogia simplória, a uma empresa com funcionários. Carregar uma caixa por uma distância X pode levar a metade do tempo, se você usar dois funcionários (cores) ao invés de um. Mas escrever um relatório pode levar o mesmo tempo, seja com um funcionário ou dois. Afinal, se um funcionário ficar sentado olhando (núcleo ocioso) enquanto o outro escreve, não ocorre ganho de produtividade. Utilizar todos os núcleos de um processador multicore ao máximo é um desafio para os programadores de software, nos dias atuais.

     

    Contudo, para poder se comunicar com a memória RAM, o processador se vale dessa palavra para apontar os endereços de memória. Com uma palavra de 32 bits, operando em binário, implica em “enxergar” memórias de tamanho até 2³², ou seja, 4GB (Gigabytes) de RAM!

     

    Com o avançar das configurações dos computadores, percebeu-se que manter a palavra de 32bits seria insustentável no longo prazo. Por isso, surgiu a arquitetura x64, capaz de lidar com palavras de 64bits. Além de resolver, por ora, o problema de memória [64 bits permitem trabalhar com até 16TB (Terabytes) de RAM, em tese], palavras mais extensas aumentam o poder de cálculo do processador.

     

    Por isso, sistemas operacionais e aplicativos mais novos, para desktops, notebooks e celulares, estão migrando para os 64 bits. E, não custa destacar, arquiteturas de hardware de 64 bits são retrocompatíveis com software de 32 bits

     

    A velocidade do processador diz apenas a velocidade com a qual o processador efetua seus cálculos internos. Podemos elencar alguns outros fatores relevantes, tais como:

     O clock da memória (velocidade com a qual o processador troca dados com a memória RAM);

     

     O tamanho da memória cache (memória de alta performance, troca dados com o processador na velocidade do próprio processador);

     

     Tamanho da memória RAM, velocidade do disco rígido, etc..

  • a) Existem processadores de 30 e 68 bits. - 32 E 64 BITS

     b)  Possuem tamanhos diferentes e a placa-mãe precisa de um adaptador. - AS PALACAS MÃES E PROCESSADORES DEVEM SER COMPATÍVEIS

     c) O sistema operacional mostra um processador quad-core como se fosse mais de um processador. - CORRETO - APESAR DE SER SOMENTE UM PROCESSADOR O SISTEMA OPERACIONAL RECONHCE MAIS DE UM

     d) Atualmente os processadores possuem memória interna por isso não é necessário memória RAM. - SEMPRE TEM QUE TER MEMÓRIA RAM

     e) Uma placa-mãe suporta somente um processador. - EXISTEM PLACAS MÃES COM MAIS DE UM SLOT PARA PROCESSADOR