SóProvas


ID
1881067
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um usuário aciona o suporte informando que não consegue acessar páginas web externas, como a de pesquisa do Google (www.google.com.br). As páginas internas, como a página principal do IFSC (www.ifsc.edu.br), estão funcionando corretamente. Outras pessoas no setor não informaram esse problema. Qual é o possível problema e qual comando utilizado no Windows para avaliar o problema?


Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Questão BOA....

    Fiquei em Duvida no DNS ou Gateway porque como a pergunta diz que a pessoa acessa apagina interna ,achei que o erro seria erro de DNS, mas analisei e compreendi por que a resposta é Gateway.

    O Servidores DNS (Domain Name System, ou sistema de nomes de domínios) são os responsáveis por localizar e traduzir para números IP os endereços dos sites que digitamos nos navegadores. ou seja ELE SOMENTE TRADUZ se o site acima foi encontrado, então o DNS está funcionando , mesque que o DNS se encontra no dominio local, os sites externos para funcionar precisar  que o gateway entre em ação.

    Depreende-se assim que o gateway tenha acesso ao exterior, por meio de linhas de transmissão de maior débito, para que não constitua um estrangulamento entre a rede exterior e a rede local e, neste ponto de vista, estará dotado também de medidas de segurança contra invasões externas, como a utilização de protocolos codificados.Cabe igualmente ao gateway traduzir e adaptar os pacotes originários da rede local, para que esses possam atingir o destinatário, e, também, traduzir às respostas e devolvê-las ao par local da comunicação

    GAB B

  • O gateway pode ser um PC com duas (ou mais) placas de rede, ou um dispositivo dedicado, utilizado para unir duas redes. Existem vários usos possíveis, desde interligar duas redes que utilizam protocolos diferentes, até compartilhar a conexão com a Internet entre várias estações.

    O endereço do gateway deve ser informado nas propriedades de rede, mas numa rede onde as estações estão configuradas para obter seus endereços automaticamente é possível configurar o servidor DHCP para enviar o endereço do gateway automaticamente.

    A estação enviará ao gateway qualquer requisição de endereço que não faça parte da rede local.

     

    Se, por exemplo você tiver uma rede com 3 micros, configurados com os endereços 192.168.0.1, 192.168.0.2 e 192.168.0.3, qualquer endereço fora do escopo 192.168.0.x será enviado ao gateway, que se encarregará de acessá-lo na outra rede, ou na Internet e entregar o resultado à estação.

     

    Quando você se conecta à internet através de um provedor de acesso qualquer, você recebe apenas um endereço IP válido.

    A princípio, isso permitiria que apenas um micro acessasse a web, mas é possível compartilhar a conexão entre vários micros via NAT, opção disponível tanto no Windows quanto no Linux. Quando você compartilha a conexão entre vários micros, apenas o servidor que está compartilhando a conexão possui um endereço IP válido, só ele "existe" na internet. Todos os demais acessam através dele.

     

    O default gateway ou gateway padrão é justamente o micro da rede que tem a conexão, é ele que os outros consultarão quando precisarem acessar qualquer coisa na internet.

     

    Por exemplo, se você montar uma rede doméstica com 4 PCs, usando os endereços IP 192.168.0.1, 192.168.0.2, 192.168.0.3 e 192.168.0.4, e o PC 192.168.0.1 estiver compartilhando o acesso à internet, as outras três estações deverão ser configuradas para utilizar o endereço 192.168.0.1 como gateway padrão.

     

     

    O DHCP ou Protocolo de Configuração Dinâmica de Cliente, é um protocolo que atribui dinamicamente endereços IP a máquinas de uma rede local.

     Quando um cliente conecta-se a uma rede ele envia um pacote com um pedido de configurações DHCP.

    { O servidor DHCP gerencia uma faixa fixa de IPs disponíveis juntamente com as informações e parâmetros necessários (gateway padrão, nome de domínio, DNS, etc). { Quando este servidor recebe um pedido, ele entrega um destes endereços e configurações para o cliente.

     

     

    Network Address Translation, ou NAT, é uma técnica que consiste em reescrever os endereços IP de origem de um pacote que passam por um roteador ou firewall de maneira que um computador de uma rede interna tenha acesso externo à rede, com um endereço IP distinto do endereço utilizado dentro da rede (normalmente, o endereço IP do gateway é o endereço de todas as máquinas internas à rede

  • GABARITO - B

    Em computadores no Windows, de 7 a 10, pode haver problemas na conexão com o Wi-Fi: todos os dispositivos conectados ao roteador funcionam, mas o laptop ou o computador no Windows se conecta à rede, mas não detecta o acesso à Internet. “O gateway padrão não está disponível” - esse erro pode ser gerado pelo PC ao diagnosticar problemas de conexão. A situação é desagradável, porque é completamente desconhecido o que causou este problema, mas ainda há várias opções sobre como corrigi-lo.

    https://pt.teknikmark.com/2127-resolving-the-default-gateway-is-not-available