SóProvas


ID
188113
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que concerne ao trabalho de psicólogos em diferentes realidades e contextos, assinale a opção correta à luz do código de ética profissional.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CFP Nº 010/05

     

    Art. 16 – O psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias:

     

    c) Garantirá o anonimato das pessoas, grupos ou organizações, salvo interesse manifesto destes;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    -------------------

    Gabarito: A

  • Gabarito: Letra A

    Art. 2o - Das vedações ao psicólogo: Item q) Realizar diagnósticos, divulgar procedimentos ou apresentar resultados de serviços psicológicos em meios de comunicação, de forma a expor pessoas, grupos ou organizações.

  • LETRA A

    A - Ao divulgar resultados de intervenções ou diagnósticos em meios de comunicação, o psicólogo deve se assegurar de que os pacientes envolvidos não poderão ser identificados a partir de sua exposição.

    • Correto, como bem explícito pela Mariana

    B - Um psicólogo convocado ou solicitado a prestar serviços em situações emergenciais, como um acidente aéreo ou uma enchente, deve se assegurar de exigir o pagamento mínimo por seus serviços, de modo a assegurar a dignidade no exercício da profissão e seu próprio reconhecimento.

    • Psi não pode cobrar por tais ações.

    C - O psicólogo deve encaminhar um paciente para determinada seita religiosa como parte do processo terapêutico, desde que esteja convencido de que esse é o auxílio do qual o paciente necessita.

    • Segundo CEPP, o Psi não pode induzir ninguém a convicções religiosas, políticas ou ideológicas

    D - No caso de avaliação psicológica solicitada por um juiz, compete ao psicólogo enviar um laudo detalhado, com todos os achados da avaliação, independentemente dos objetivos da solicitação.

    • O Laudo deve ser objetivo, mais ainda quando for em contexto jurídico. Portanto, o Psi só deve encaminhar o necessário para que as perguntas feitas pelo juiz sejam respondidas.

    E - Ao interromper um atendimento por motivos pessoais e encaminhar o paciente para um colega, o psicólogo não pode enviar documentos sobre o caso ao colega.

    • O Psi deve encaminhar os documentos e informações referentes ao caso que foi repassado.