SóProvas


ID
188119
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

João, diagnosticado como portador de transtorno do humor
bipolar, recebe tratamento medicamentoso. Em algumas situações,
fica muito depressivo, apático, desinteressado por atividades que
geralmente reconhece como prazerosas, e se isola por vários dias de
sua família, com quem vive. Em outras situações, se envolve em
comportamentos de risco, sentindo que é capaz de administrar
diferentes tipos de desafio, dorme pouco e faz muitos planos
profissionais ambiciosos.

O planejamento terapêutico de João deve prever

Alternativas
Comentários
  • Só para uma melhor compreensão sobre o que é MANIA:

    O termo mania é popularmente entendido como tendência a fazer várias vezes a mesma coisa. Mania em psiquiatria significa um estado exaltado de humor . Mania tecnicamente falando em psiquiatria significa apenas exaltação do humor, estado patológico de alegria e exaltação injustificada.
     

    Fonte: Psicosite

  • A TCC para o portador de TB possui sempre algumas fases. Porser um transtorno crônico, o elemento educacional é importante,para que a cooperação fique mais fácil. Estimula-se o paciente a perguntar sobre seu transtorno, causas e tratamento. Como em toda terapia cognitiva, o modelo cognitivo é apresentado e se ensina a pessoa a identificar e a analisar as mudanças cognitivas que ocorrem na depressão e mania, seus pensamentos automáticos e as distorções do pensamento. Os problemas psicossociais e interpessoais são discutidos e são ensinadas técnicas para que sejam melhor manejados. Por exemplo: solução de problemas e treino de habilidades sociais. A aderência ao tratamento farmacológico deve ser trabalhada em terapia, pois a regra é a não cooperação.
    Outro elemento importante da psicoterapia é a identificação precoce do início de uma fase, para que uma intervenção efetiva a coloque sob controle, prevenindo problemas e internação. Isto é feito ensinando-se paciente e família a identificar e acompanhar os sintomas da síndrome. Algumas técnicas que auxiliam são: mapeamento da vida, identificação dos sintomas, gráfico do humor e o afetivograma.