SóProvas


ID
1881664
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O regime cambial adotado por certo país é o de câmbio fixo, e sua economia é aberta ao comércio exterior e à movimentação de capitais financeiros externos. Suponha que o país esteja inicialmente em pleno emprego e com o balanço de pagamentos equilibrado.

Em uma situação de baixa mobilidade dos capitais financeiros internacionais, a política monetária restritiva tende, a curto prazo, a

Alternativas
Comentários
  • Após uma política monetária restritiva, redução do estoque de moeda, o balanço de pagamentos entra em superávit, pois essa política reduz a renda, o que desestimula as importações e aumenta os juros, causando a entrada de capitais. Como a economia estava em pleno emprego e a política monetária restritiva causou a redução da renda da economia, então o nível de desemprego da economia aumenta. Passamos a análise das alternativas.

    A) Errado. Aumentar as reservas internacionais do país.

    B) Errado. Aumentar as taxas de juros domésticas.

    C) Errado. Reduzir as importações de bens e serviços.

    D) Errado. Conforme descrição supra.

    E) Correto. Conforme descrição supra.

    Gabarito: Letra “E”.

  • A politica fiscal pode ser Expansiva ou Restritiva.

    Política Fiscal Expansiva:
    Quando tem como objetivo estimular a Procura Agregada, nomeadamente quando a economia vive um momento recessivo e é preciso estimular o crescimento da economia. Este tipo de politica fiscal tende a aumentar o defice a a provocar inflacao.

    Os seus objetivos são de aumentar a producao e reduzir o desemprego. Frequentemente, os seus promotores realizam uma descida de impostos, por forma a aumentar o rendimento disponível e estimular o consumo e, logo, os lucros das empresas que assim, aumentarão a contratação (reduzindo o desemprego). Assim, consegue-se uma deslocação expansiva da procura agregada.

    Politica Fiscal Restritiva:
    Quando tem como objetivo travar o crescimento da Procura Agregada. Este tipo de politicas são usadas quando estamos perante uma expansão excessiva da economia e a inflação começa a escapar ao controlo. Estão geralmente associadas a superavites orçamentais. Ao diminuir a Procura Agregada, a Politica Fiscal Restritiva, reduz o Emprego e produz um excesso da oferta agregada de bens, criando assim um pressão deflacionária na moeda.

    Os seus mecanismos são diametralmente opostos aos usados pela Politica Fiscal Expansiva:
    1. Redução da Despesa Pública, pela contração da Procura Agregada e da Produção.
    2. Subida dos impostos, por forma a baixa a procura agregada e a producao. Os cidadãos ficam com menos rendimentos disponíveis e consequentemente reduzem o seu padrão de consumo o que leva a uma queda da Procura Agregada.

  • A questão que saber o que ocorre a curto prazo, diante de uma política monetária restritiva.

    Portanto, não importa o regime cambial sob o qual a economia está: haverá deslocamento da

    curva LM para a esquerda, reduzindo o nível de renda/produto e aumentando o nível de juros.

    Portanto, a única alternativa possível é “E”.

    Contudo, para que isso seja verdadeiro, é preciso que a economia esteja em pleno nível de

    emprego – exatamente como propõe o enunciado.