Letra C
A Teoria da Preferência pela Liquidez
Se M representa a oferta monetária e P representa o nível de preços, então M/P representa a oferta de encaixes monetários reais. A teoria da preferência pela liquidez pressupõe que existe uma oferta fixa de encaixes monetários reais. Ou seja,
(M/P)^s = Ṁ/Ṗ
A oferta monetária, M, é uma variável exógena da política econômica escolhida por um determinado banco central. O nível de preços, P, também é uma variável exógena nesse modelo. Esses pressupostos sugerem que a oferta de encaixes monetários reais é fixa e, em particular, não dependem da taxa de juros. Consequentemente, quando representamos por meio de um gráfico a oferta de encaixes monetários reais em relação à taxa de juros da figura abaixo, obtemos uma curva de oferta com formato vertical.
http://dbconcurseiro.blogspot.com/2015/08/demanda-agregada-i-construindo-o-modelo.html
Excelentes estudos !!!
GAB: LETRA C
Complementando!
Fonte: Prof. Celso Natale
A demanda por moeda é mostrada pela curva LM, bem como sua relação com os juros e a renda. Quanto mais inclina (de pé) for LM, maior será a sensibilidade à renda e menor será a sensibilidade aos juros. Basta achar a LM mais vertical...
Observação: Não é preciso que a curva seja totalmente inclinada para que possa ser dito que ela é insensível/inelástica. Basta que ela seja mais vertical do que horizontal. A curva da alternativa C é perfeitamente inelástica, ou insensível, aos juros.
===
PRA AJUDAR:
Q841220 ➜ Na síntese neoclássica, a curva LM tem maior inclinação com uma menor sensibilidade de demanda por moeda em relação à renda. (ERRADO)
- quanto mais inclinada = mais sensibilidade à renda e menos sensibilidade ao juros. quanto menos inclinada = menos sensibilidade à renda e mais sensibilidade ao juros
===
Q547818 ➜ A curva IS descreve as diferentes combinações de produto/renda e taxa de juros que equilibram o mercado de bens e serviços. (CERTO)
- Curva IS: diferentes combinações de renda e taxa de juros que permitem o equilíbrio no mercado real.
- Curva LM: diferentes combinações de renda e taxa que permitem o equilíbrio no mercado financeiro.
===
(2006/TCE-SC/Auditor Fiscal de Controle Externo) Aumento dos gastos autônomos do governo têm como consequência o deslocamento da curva IS para a direita. (CERTO)
- O aumento dos gastos autônomos do governo (G) aumenta a demanda agregada, deslocando a curva IS para a direita.
===
Q547817 ➜ Alterações de política fiscal que aumentem a demanda por serviços, assim como o aumento de impostos e a redução de renda por parte do governo, deslocam, a priori, a curva IS para a esquerda. (ERRADO)
- A questão só está errada por acrescentar o aumento da demanda por serviços entre os fatos que deslocam a IS para a esquerda.
===
Q841220 ➜ Na síntese neoclássica, a curva LM revela os pontos onde o investimento se iguala à poupança. (ERRADO)
- revela os pontos onde a demanda por moeda é igual a oferta de moeda
===
Q841220 ➜ Na síntese neoclássica, a curva LM se desloca para a esquerda quando ocorre uma redução da oferta monetária. (CERTO)
- Redução da oferta monetária = LM para esquerda e para cima. Aumento da oferta monetária = LM para direita e para baixo
===
Q841220 ➜ Na síntese neoclássica, a curva LM representa o equilíbrio entre a demanda de moeda para especulação e a demanda de moeda para transação. (ERRADO)
- representa o equilíbrio entre demanda por moeda e oferta de moeda
===
Q841220 ➜ Na síntese neoclássica, a curva LM é vertical quando ocorre a armadilha da liquidez. (ERRADO)
- LM horizontal = armadilha da liquidez ----- LM vertical = trecho clássico