SóProvas


ID
1884001
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No posto de saúde de assistência estudantil, comparece um aluno relatando que estava passando por um descampado para chegar à escola e foi vítima de acidente ofídico há, pelo menos, uma hora, e a cobra tinha desenhos semelhantes a um gancho característico e cauda lisa. A enfermeira observou que na região calcânea direita, local da picada, apareciam sinais de inflamação com eritema local. Levado imediatamente ao hospital mais próximo, realizou os exames laboratoriais e um deles mostrava que o tempo de coagulação estava aumentado. Ficando em observação no setor da emergência, apresentou hemorragia com sinais de choque, mas foi revertido pela ação da equipe; e, após 12 horas, apresentou bolhas, equimose e oligúria. Conforme descrição do caso, qual o tipo de acidente ofídico que acometeu o discente. Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • ACIDENTE BOTRÓPICO 
    Corresponde ao acidente ofídico de maior importância epidemiológica no país. A taxa de letalidade é de 0,3%. 

    Ações do Veneno:
    Ação Proteolítica: As lesões locais como edema, bolhas e necrose, atribuídas inicialmente à “ação proteolítica”, tem patogênese complexa. Possivelmente, decorrem da atividade de proteases, hialuronidases e fosfolipases, da liberação de mediadores da resposta inflamatória, da ação das hemorraginas sobre o endotélio vascular e da ação pró-coagulante do veneno.

    Ação Coagulante: A maioria dos venenos botrópicos ativa, de modo isolado ou simultâneo, o fator X e a protrombina. Possuem também ação semelhante à trombina, convertendo o fibrinogênio em fibrina. Essas ações produzem distúrbios da coagulação, caracterizados por consumo dos seus fatores, geração de produtos de degradação de fibrina em fibrinogênio, podendo ocasionar incoagulabilidade sangüínea. Este quadro é semelhante ao da coagulação intravascular disseminada. Também podem levar a alteração da função plaquetária, bem como plaquetopenia.

    Ação Hemorrágica: Decorre da presença de hemorraginas, que provocam lesões na membrana basal dos capilares, associada à plaquetopenia e alterações da coagulação.

    Quadro Clínico:
    Manifestações Locais: Dor e edema endurado no local da picada, de intensidade variável, geralmente de instalação precoce e caráter progressivo. Equimoses e sangramentos no ponto da picada são freqüentes. Infartamento ganglionar e bolhas podem aparecer na evolução, acompanhados ou não de necrose.

    Manifestações Sistêmicas: Além de sangramentos em ferimentos pré-existentes, são observadas hemorragias à distância como gengivorragias, epistaxes, hematêmese e hematúria. Em gestantes, há risco de hemorragia uterina. Podem ocorrer náuseas, vômitos, sudorese, hipotensão arterial, hipotermia e mais raramente, choque. Nos acidentes causados por filhotes de Bothrops predominam as alterações de coagulação; dor e edema locais podem estar ausentes.

  • As serpentes do gênero Bothrops são conhecidas popularmente por: jararaca, ouricana, jararacuçu, urutu-cruzeira, jararaca-do-rabo-branco, malhade-sapo, patrona, surucucurana, combóia, caiçara, e outras denominações. Estas serpentes habitam principalmente zonas rurais e periferias de grandes cidades, preferindo ambientes úmidos como matas e áreas cultivadas e locais onde haja facilidade para proliferação de roedores .

    O acidente botrópico é caracterizado por um processo inflamatorio no local da picada, com edema tenso, equimose, dor e adenomegalia regional, que progridem ao longo do membro acometido. Podem ocorrer bolhas com conteúdo seroso ou sero-hemorragico e, eventualmente, necrose cutanea. Manifestações sistemicas podem estar presentes com alteracao da coagulacao sanguinea e sangramentos espontaneos (gengivorragia, equimoses e hematomas pos-trauma, hematuria). Com base no quadro clinico, pode ser classificado em: leve, moderado e grave.

    O acidente Elapídico leva a um a quadro neuroparalitico.

    O acidente Crotálico leva a paralisia neuromuscular, rabdomiolise e incoagulabilidade sanguinea.

    O acidente Latrodectus é causado por aranhas, as popularmente como viúvas-negras.

    Gabarito do Professor: Letra D

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias: guia de bolso / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 8. ed. rev. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010.

    Manual de diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos. 2° ed. - Brasília: Fundação Nacional de Saúde, 2001.


  • Acidente botrópico (Bothrops e Bothrocophias)

    A região da picada apresenta dor e inchaço, às vezes com manchas arroxeadas (edemas e equimose) e sangramento pelos pontos da picada, em gengivas, pele e urina. Pode haver complicações, como grave hemorragia em regiões vitais, infecção e necrose na região da picada, além de insuficiência renal.

  • A) Elapídico. CAUSADO POR SERPENTE DO GÊNERO MICRURUS (CORAL VERDADEIRA)

    B) Crotálico. CASCAVEL- SERPENTE DO GÊNERO CROTALUS

    C) Laquético. PROVOCADO POR SERPENTES LACHESIS

    D) Botrópico. JARARACA - CAUSADO POR SERPENTES DO GÊNERO BOTHROPS.... desenho semelhante a um gancho e calda lisa.

    E) Latrodectus. VIUVA NEGRA

    Espero ajudar alguém com essas informações.... sou bióloga mais não conheço as cobras. Deve ser pelo pavor que tenho delas.

    Se eu tiver passado alguma informação errada me corrijam por favor.