SóProvas


ID
1884052
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O tratamento adequado de resíduos, decorrentes da assistência à saúde é imprescindível para minimizar riscos à saúde, além de preservar a sustentabilidade dos recursos naturais e qualidade de vida das pessoas. De acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada - RDC ANVISA Nº 306/04, os Resíduos de Serviços de Saúde - RSS - são classificados em 05 (cinco) grupos A,B,C,D e E, conforme a sua natureza. Assinale a alternativa que apresenta os resíduos do Grupo B.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a RDC ANVISA no 306/04 e Resolução CONAMA no 358/05, os RSS são classificados em cinco grupos: A, B, C, D e E. Os grupos são: - grupo A - resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características, podem apresentar risco de infecção; - grupo B - resíduos químicos. Podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade. - grupo C - rejeitos radioativos; - grupo D - resíduos comuns; - grupo E - materiais perfurocortantes São resíduos do grupo B: Produtos hormonais e produtos antimicrobianos; citostáticos; antineoplásicos; imunossupressores; digitálicos; imunomoduladores; anti-retrovirais, quando descartados por serviços de saúde, farmácias, drogarias e distribuidores de medicamentos ou apreendidos e os resíduos e insumos farmacêuticos dos medicamentos. Resíduos de saneantes, desinfetantes, desinfestantes; resíduos contendo metais pesados; reagentes para laboratório, inclusive os recipientes contaminados por estes. Efluentes de processadores de imagem (reveladores e fixadores). Efluentes dos equipamentos automatizados utilizados em análises clínicas. Demais produtos considerados perigosos. Logo, dentre as alternativas aquela que traz resíduos do grupo B é: “Resíduos de produtos ou de insumos farmacêuticos, saneantes, desinfetantes, desinfestantes; resíduos, contendo metais pesados; reagentes para laboratório, inclusive os recipientes contaminados por estes". As alternativas A e B se referem a resíduo do grupo A, resíduo infectante. A alternativa D se refere a resíduo do grupo E, materiais perfurocortantes. A alternativa E se refere a resíduo do grupo D, resíduos comuns. Resposta C. Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Manual de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde / Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília : Ministério da Saúde, 2006.
  • GRUPO B 

    Resíduos contendo substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade. 

    - Produtos hormonais e produtos antimicrobianos; citostáticos; antineoplásicos; imunossupressores; digitálicos; imunomoduladores; anti-retrovirais, quando descartados por serviços de saúde, farmácias, drogarias e distribuidores de medicamentos ou apreendidos e os resíduos e insumos farmacêuticos dos Medicamentos controlados pela Portaria MS 344/98 e suas atualizações. 

    - Resíduos de saneantes, desinfetantes, desinfestantes; resíduos contendo metais pesados; reagentes para laboratório, inclusive os recipientes contaminados por estes.  

    - Efluentes de processadores de imagem (reveladores e fixadores). 

    - Efluentes dos equipamentos automatizados utilizados em análises clínicas 

    - Demais produtos considerados perigosos, conforme classificação da NBR 10.004 da ABNT (tóxicos, corrosivos, inflamáveis e reativos). 

  • Gabarito: Letra C.

    De acordo com Manual de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde - Anvisa.

    a) Errada.

    Grupo A1

    - Bolsas transfusionais contendo sangue ou hemocomponentes rejeitadas por contaminação ou por má conservação, ou com prazo de validade vencido, e aquelas oriundas de coleta incompleta. 

    b) Errada.

    Grupo A4

    -Filtros de ar e gases aspirados de área contaminada; membrana filtrante de equipamento médico-hospitalar e de pesquisa, entre outros similares. 

    c) correto.

    d) Errada.

    A5 

    - Órgãos, tecidos, fluidos orgânicos, materiais perfurocortantes ou escarificantes e demais materiais resultantes da atenção à saúde de indivíduos ou animais, com suspeita ou certeza de contaminação com príons. 

    e) Errada.

    GRUPO D 

    Resíduos que não apresentem risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares. 

  •  GABARITO C

    O Grupo A é identificado pelo símbolo de substância infectante constante na NBR-7500 da ABNT, com rótulos de fundo branco, desenho e contornos pretos 1.3.4 - O Grupo B é identificado através do símbolo de risco associado, de acordo com a NBR 7500 da ABNT e com discriminação de substância química e frases de risco. 1.3.5 - O Grupo C é representado pelo símbolo internacional de presença de radiação ionizante (trifólio de cor magenta) em rótulos de fundo amarelo e contornos pretos, acrescido da expressão REJEITO RADIOATIVO. 1.3.6 - O Grupo E é idesubstância infectante constante na NBR-7500 da ABNT, com rótulos de fundo branco, desenho e contornos pretos, acrescido da inscrição de RESÍDUO PERFUROCORTANTE, indicando o risco que apresenta o resíduontificado pelo símbolo de

  • CLASSIFICAÇÃO DOS RSS:

    GRUPO A : BIOLOGICOS

    GRUPO B : QUIMICOS

    GRUPO C : RADIOATIVOS

    GRUPO D : RESIDUOS DOMICILIARES

    GRUPO E : PERFUROCORTANTES (ESCARIFICANTES)

  • A RDC 306/04 FOI REVOGADA PELA 222/18, SIGAM O @LABORATORIO.EM.QUESTÃO QUE ELE DÁ VÁRIAS DICAS!

    NESSA QUESTÃO NÃO HOUVE ALTERAÇÃO!