-
Cf. NBR 5226:1998
5.3.5.3: Pressão máxima estática: 400 kPa (40 mca).
5.3.5.4: Sobrepressão máxima devido a transientes (como o Golpe de Aríete): 200 kPa (20 mca).
Com isso, pode-se concluir que a pressão máxima em serviço é de 600 kPa (60 mca).
-
Discordo. Conforme dados fornecidos abaixo pelo colega, nota-se que 60 mca é o que a instalação deve ser apta a suportar na ocasião de um transiente hidráulico. Isso não quer dizer que o fenômeno será evitado, como diz a questão. Quer dizer que se ocorrer, estará dentro do limite aceitável.
Para evitar o Golpe de Aríete devem ser utilizados equipamentos como válvulas de fechamento lento.
Gentileza me corrigir se eu estiver errado.
-
Concordo com vc meu amigo BULLDOG ESTUDANTE, o fenomeno nao será evitado pois ele continuará acontecendo, porem, conquanto ocorra o fenomeno, as instalaçoes nao serao prejudicadas pois suportarao a pressao estática de até 60 mca, mas mesmo assim o fenomeno nao será evitado ele terá ocorrido.
-
"Um dos fatores que devem ser previstos nos projetos de instalações de água fria para se evitar a ocorrência do fenômeno conhecido como golpe de aríete"
Mas a questão não diz que o golpe de aríete será evitado só com a "previsão de uma pressão de serviço inferior a 60 mca (metros de coluna de água)", mas que isso é um dos fatores. Haverá outros.
-
Poderíamos reescrever a questão assim:
Um dos fatores que devem ser previstos nos projetos de instalações de água fria é a previsão de uma pressão de serviço inferior a 60 mca (metros de coluna de água), em qualquer ponto da instalação, por ocasião do fechamento de qualquer peça de utilização, tais como de torneiras e válvulas de descarga, para se evitar (com o intuito de, com o fito de, com a finalidade de - vemos aqui uma relação de finalidade) a ocorrência do fenômeno conhecido como golpe de aríete.
Na minha humilde opinião (acertei a questão, mas discordo da redação dada), a previsão de uma pressão de serviço inferior a 60 mca não evita o golpe de aríete, fazendo com que, caso ocorra, a sistema aguente bem. A questão não diz que o golpe de aríete será evitado só com a "previsão de uma pressão de serviço inferior a 60 mca", mas diz que a deve serprevisto uma pressão de 60 mca com a finalidade de evitar o golpe de aríete.
Vejamos então, o que pensa Walid Yazigi (2009):
"Para empregar os tubos de PVC nas colunas ou nos ramais onde há instalação de válvulas fluxíveis de descarga, é preciso tomar muito cuidado com o comportamento dela, pois certos tipos de válvulas, quando desreguladas, provocam o fenómeno chamado de golpe de aríete que gera aumento brusco da pressão. Para evitar esse fenômeno, é recomendável utilizar a caixa de descarga no lugar da válvula fluxível, com economia no consumo de água e, também, redução no diâmetro da tubulação. Caso não seja possível eliminar a válvula de descarga, o sistema mais indicado é isolar dos demais aparelhos o barrilete e as colunas que alimentam as válvulas fluxiveis."
Em outro trecho de seu livro, também temos:
18.1.3 - CAIXA DE DESCARGA ACOPLADA A BACIA
"A válvula de entrada funciona sob baixa e alta pressão. A recarga é silenciosa. A caixa elimina golpe de aríete".
Portanto, acredito que a adoção de uma pressão de serviço de 60 mca por si só, não evita o golpe de aríete.
bons estudos
-
Realmente confusa.
-
Já errei duas vezes e vou continuar errando.
-
Pressão de serviço:
Esta representa a pressão máxima que podemos aplicar a um tubo, conexão, válvula ou outro dispositivo, quando em uso norma. Neste caso, citamos o seguinte trecho da norma NBR5626: “O fechamento de qualquer peça de utilização não pode provocar sobre-pressão em qualquer ponto da instalação que seja maior que 20 m.c.a. acima da pressão estática nesse ponto”.
Isto quer dizer que a pressão de serviço não deve ultrapassar a 60 m.c.a. pois é o resultado da máxima pressão estática(40.m.c.a.) somada a máxima sobre-pressão(20m.c.a.).
http://sinop.unemat.br/site_antigo/prof/foto_p_downloads/fot_6568aula_2_pdf.pdf
-
é concurso, va na menos errada. aqui n é graduação