SóProvas


ID
1884667
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Antes do início da construção de um edifício público em área densamente povoada, a administração determinou que um perito elaborasse um laudo de vistoria de vizinhança. A respeito dessa situação, julgue o item subsequente.

O laudo de vistoria de vizinhança pode ser usado como base para negociação de seguro de responsabilidade civil do construtor.

Alternativas
Comentários
  • sim!

    caso a obra tenha um método construtivo que possa impactar os imóveis vizinhos (como estacas cravadas), o empreendedor poderá contratar uma seguradora para cobrir os danos que porventura possam acontecer nas edificações próximas, para tanto é aconselhável que a seguradora esteja ciente do cenário ambiental antes da execução da fundação, esse cenenário será confirmado pelo laudo de vistoria de vizinhança (documento de valor jutídico)

     

    :)

  • Serve de cenário comprovativo de como está a situação do imóvel antes das construções vizinhas. Caso ocorra algo que comprometa a estrutura devido as construções nas vizinhanças, serve como prova de que houve violação da sua integridade. Assim, serve sim como base para negociação de seguro de responsabilidade civil do construtor.

     

    Complementando:

     

     

    LAUDO DE VISTORIA DE VIZINHANÇA

     

    -> tem por objetivo evitar que imóveis residenciais ou comerciais sofram danos provocados por obras executadas no seu entorno.

    -> Ele é produzido antes mesmo das etapas de movimentação de terra e de fundações

    -> precedido por uma inspeção que pode ser feita por engenheiros, arquitetos ou técnicos em edificações.

    -> perícia preventiva.

     

    Fonte: https://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/laudo-de-vistoria-de-vizinhanca-traz-direitos-e-deveres-de-construtor-e-vizinhos_12133_0_0

     

     

     

                                                                   VÁ E VENÇA, QUE POR VENCIDO NÃO OS CONHEÇA