SóProvas


ID
1885153
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em programação, para verificar se o código fonte está funcionando conforme o esperado utiliza-se testes unitários. Uma forma muito comum de escrevê-los é a aplicação do padrão AAA, que define 3 etapas: Arrange, Act e Assert. Com relação aos testes unitários escritos no padrão AAA, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Não, AAA não é só uma pilha, é também uma forma de testar. O que eu vou mostrar aqui talvez você já conheça, talvez você já faça, mas talvez nunca tenha parado pra pensar no assunto.

    Todo teste passa por uma preparação, seja de ambiente, variáveis, banco de dados, etc. Essa preparação pode ser chamada em inglês de Arrange. Nosso primeiro A.

    Em seguida, todo teste passa por um momento onde estimulamos o sistema sendo testado (System Under Test em inglês, ou SUT). Isso é o Act, nosso segundo A.

    E logo em seguida, verificarmos se os resultados obtidos batem com os resultados esperados. Isso é o Assert, o terceiro A.

    Inicio separando a preparação (Arrange) e o estímulo (Act), das verificações (Asserts)

  • O modelo Triple A é um padrão que diz que todo o teste unitário deve possuir três etapas: 

    Arrange (Preparar o teste): Nesta etapa nós configuramos tudo o que é necessário para que o nosso teste possa rodar, inicializamos variáveis, criamos alguns test doubles como Mocks ou Spies dentre outras coisas.

    Act (Rodar o teste): Esta etapa é onde rodamos de fato o nosso teste. Chamamos alguma função ou método que queremos por a prova.

    Assert (Verificar as asserções): Esta etapa é onde faremos nosso assert. É onde verificamos se a operação realizada na etapa anterior (Act) surtiu o resultado esperado. Assim sabemos se o teste passa ou falha.