SóProvas


ID
1885159
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Os testes de aceitação são muitas vezes a última etapa de testes antes de implantar o software em produção. Seu objetivo maior é verificar se o software está apto para utilização por parte dos usuários finais, de acordo com os requisitos de implementação definidos. Há três estratégias de implementação de testes de aceitação: a aceitação formal, a aceitação informal (ou teste alfa) e o teste beta.

Com relação às três estratégias de implementação dos testes de aceitação, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Definição do RUP:

    http://www.wthreex.com/rup/process/workflow/test/co_accte.htm

    Teste de Aceitação Formal

    O teste de aceitação formal é um processo altamente gerenciado e costuma ser uma extensão do teste do sistema. Os testes são planejados e projetados com o mesmo cuidado e nível de detalhe do teste do sistema. Os casos de teste escolhidos devem ser um subconjunto dos que foram realizados no teste do sistema. É importante não se distanciar de nenhuma forma dos casos de teste escolhidos. Em muitas organizações, o teste de aceitação formal é totalmente automatizado.

    Teste de Aceitação Informal

    No teste de aceitação informal, os procedimentos para executar o teste não são definidos com tanto rigor como no teste de aceitação formal. As funções e as tarefas de negócios a serem exploradas são identificadas e documentadas, mas não há casos de teste específicos para seguir. O testador individual determina o que fazer. Essa abordagem de teste de aceitação não é tão controlada como o teste formal e é mais subjetiva do que o tipo formal.

    O teste de aceitação informal é realizado com mais freqüência pela organização do usuário final.

    Teste Beta

    O teste beta é o menos controlado das três estratégias de teste de aceitação. Nesse tipo de teste, a quantidade de detalhes, os dados e a abordagem adotada são de inteira responsabilidade do testador individual. Cada testador é responsável por criar o próprio ambiente, selecionar os dados correspondentes e determinar as funções, os recursos ou as tarefas a serem exploradas. Cada um deles é responsável por identificar os próprios critérios que o levarão a aceitar ou rejeitar o sistema no seu estado atual.

     

  • Letra E

    http://mds.cultura.gov.br/core.base_rup/guidances/concepts/acceptance_testing_12A0F152.html

  • a) O teste alfa é realizado no ambiente de desenvolvimento e na presença da equipe de desenvolvimento. ERRADA.

    b) O teste beta é realizado pelo cliente em seu próprio ambiente, comunicando erros à equipe de desenvolvimento que não participa do teste. ERRADA.

    c) Os casos de teste formal escolhidos devem ser um subconjunto dos que foram realizados no teste do sistema. ERRADA.

    d) Os testes de aceitação não têm como objetivo caçar defeitos e sim verificar se o sistema está em conformidade com o que foi especificado. ERRADA.

    e) SIM, o teste formal pode ser automatizado. CERTA.

     

    http://qualidade-de-software.blogspot.com.br/2010/01/teste-de-aceitacao.html

    http://www.pcs.usp.br/~pcs0409/pdfs/Teste.PDF

    http://www.funpar.ufpr.br:8080/rup/process/workflow/test/co_accte.htm

     

  • Previsto no livro com do pressman
  • Teste Beta: um release do software é disponibilizado aos usuários para que possam experimentar e levantar os problemas que eles descobriram com os desenvolvedores do sistema.

    O teste beta é o menos controlado das três estratégias de teste de aceitação.

    • fgv - são realizados por usuários externos, em condições de uso semelhantes às de produção.

  • https://www.cin.ufpe.br/~gta/rup-vc/core.base_rup/guidances/concepts/acceptance_testing_12A0F152.html