GAB: LETRA C
Complementando!
Fonte: Celso Natale - Estratégia
Umas das hipóteses restritivas adotadas na matriz de insumo-produto é que a combinação de insumos é fixa, ou seja, cada indústria utiliza uma combinação fixa dos insumos que utiliza para produzir. Portanto, a relação entre os insumos é fixa, não havendo possibilidade de variar a proporção dos insumos. Por isso, a primeira afirmação é falsa.
A Matriz de Coeficientes Técnicos Intersetoriais mostra quanto um setor precisa consumir de outro setor para produzir uma unidade monetária (um real, por exemplo) de seu produto. As colunas da Matriz de Coeficientes Técnicos mostram a proporção de insumos, de cada setor, necessários à produção de uma unidade monetária do setor representado pela linha. Dessa forma, a segunda afirmação é verdadeira, e já temos nosso gabarito, pois apenas a alternativa “c” traz a possibilidade de 1F e 2V.
De toda forma, a terceira afirmativa também está correta, pois em decorrência da combinação fixa de insumos, cada setor produz sob uma única tecnologia.
(F) De fato, o coeficiente técnico mede a relação entre os insumos consumidos em cada atividade e a produção total desta. Mas esse coeficiente é FIXO (não muda ao longo do tempo).
(V) As colunas da matriz representam o destino da produção, demandas intermediárias e final. Ali se consegue identificar o insumo necessário à produção de cada unidade monetária. Por exemplo, se o setor de pneus produz $200 e consome $100 de borracha, então identifica-se que para a produção de uma unidade monetária de pneu é necessário 0,5 unidade monetária de borracha.
(V) Essa hipótese é necessária para que o coeficiente técnico se mantenha fixo. Ou seja, a unidade monetária da farinha é produzida com 0,5 unidade monetária de trigo e isso está dado. Trata-se de tecnologia única.
Resposta: C