Tintas intumescentes são revestimentos especiais para estruturas metálicas que oferecem proteção passiva contra a ação do fogo. São inertes em baixas temperaturas, mas proporcionam isolação térmica através da intumescência, que ocorre em temperaturas de aproximadamente 230°C. Este "inchamento" da película gera uma camada carbonizada de materiais que funcionam como isolante térmico. Antes da aplicação deste produto, a superfície deverá ser preparada conforme recomendações do fabricante da tinta, e um primer compatível deverá ser aplicado. Como essa tinta não apresenta grande resistência química e física, ela deve ser recoberta por uma tinta de acabamento de base acrílica ou poliuretânica. A aplicação pode ser feita com pincel, rolo ou spray. Detalhes complexos podem ser facilmente recobertos e a manutenção é, como toda pintura, bastante facilitada. As tintas intumescentes têm no apelo estético uma de suas vantagens, já que sua aparência final permite que a estrutura seja exposta em toda sua plenitude, atendendo a necessidades arquitetônicas diferenciadas.
Procedimentos de execução
A preparação do substrato metálico e a aplicação do primer são feitas, preferencialmente, pelo próprio fabricante de estruturas metálicas antes da montagem. O serviço, no entanto, pode ser feito posteriormente. A pintura intumescente dos perfis também pode ser realizada antes da montagem da estrutura, desde que se garanta a integridade do tratamento superficial durante o transporte e a execução.
Preparação do substrato
O trabalho se inicia com a limpeza do substrato, em geral, por jateamento abrasivo, realizados com equipamento apropriado, de modo a retirar partículas aderidas. Antes da aplicação do primer, a superfície do aço também deverá estar limpa, seca e livre de quaisquer substâncias contaminantes, como óleo, graxa, gordura, poeira ou tintas. Para isso, recomenda- se limpar o substrato com um pano úmido. Caso não haja certeza sobre as condições da superfície metálica, recomenda-se aplicar o produto em uma pequena área de testes.
Aplicação do primer
O primer deve ser mecanicamente misturado, de forma manual, com um misturador elétrico de baixa rotação ou com outro equipamento adequado antes da sua aplicação. Alguns produtos exigem a diluição de thinner em proporção de até 20%, dependendo da espessura e do tipo de aplicação (rolo, pincel, trincha ou pistola). Verificar se o produto utilizado é compatível com a superfície, de aço ou aço galvanizado.
Em aplicações de estruturas de aço complexas ou de difícil acesso, a espessura pode não ser obtida com demão única, exigindo uma aplicação posterior.
Recomenda-se verificar, na ficha técnica do produto, os tempos mínimo e máximo recomendados entre as demãos, variáveis de acordo com a temperatura do substrato, da espessura do filme seco, da temperatura ambiente e da umidade relativa do ar.
Fonte: http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/181/pintura-intumescente-de-estruturas-metalicas-287938-1.aspx