-
NBR 12655 - Concreto Preparo Controle e Recebimento
7.2.3.1 Controle estatístico do concreto por amostragem parcial
Para este tipo de controle, em que são retirados exemplares de algumas betonadas de concreto, as amostras devem ser de no mínimo seis exemplares para os concretos do Grupo I (classes até C50, inclusive) e doze exemplares para os concretos do Grupo II (classes superiores a C50), conforme define a NBR 8953.
7.2.3.2 Controle do concreto por amostragem total (100%)
Consiste no ensaio de exemplares de cada amassada de concreto e aplica-se a casos especiais, a critério do responsável técnico pela obra (ver 5.3). Neste caso não há limitação para o número de exemplares do lote.
-
Controle estatístico do concreto por amostragem parcial
-> são retirados exemplares de algumas betonadas de concreto;
-> amostras devem ser de no mínimo seis exemplares para os concretos do Grupo I e doze exemplares para os concretos do Grupo II;
Controle do concreto por amostragem total (100%)
-> ensaio de exemplares de cada amassada de concreto;
-> não há limitação para o número de exemplares do lote.
Fonte: NBR 12655
Vá e vença, que por vencido não os conheça.
-
6.2.3 Tipos de controle da resistência do concreto
Consideram-se dois tipos de controle de resistência: o controle estatístico do concreto por amostragem parcial e o controle do concreto por amostragem total.
Para o controle por amostragem parcial é prevista uma forma de cálculo do valor estimado da resistência característica, fck,est, do lote de concreto em estudo.
Para o controle por amostragem total a 100 % das betonadas, a análise da conformidade deve ser realizada em cada betonada.
AMOSTRAGEM PARCIAL -> LOTES
AMOSTRAGEM TOTAL-> CADA BETONADA, 100%.