SóProvas


ID
1887040
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Cartográfica

As Especificações Técnicas para Estruturação de Dados Geoespaciais Digitais Vetoriais para a Mapoteca Nacional Digital (MND), componente da estruturação de dados cartográficos do Mapeamento Sistemático Terrestre da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), tem por objetivo padronizar estruturas de dados que viabilizem:

Alternativas
Comentários
  • Padronização

    Palavra-chave: Interoperabilidade

  • Letra C

    As Especificações Técnicas para Estruturação de Dados Geoespaciais Digitais Vetoriais para a Mapoteca Nacional Digital (MND) (documento citado no enunciado) citam os objetivos da INDE, que são:

    • "Apresentar as Especificações Técnicas para Estruturação de Dados Geoespaciais Vetoriais, norma do Mapeamento Sistemático Terrestre, previsto no Sistema Cartográfico Nacional (SCN) e como um dos padrões adotados na Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE). A principal finalidade desta norma é padronizar as estruturas de dados geoespaciais vetoriais oficiais de referência produzidos para comporem bases cartográficas relativas às escalas de 1:1.000 e menores. Esta padronização viabiliza o compartilhamento de dados de referência,a interoperabilidade e a racionalização de recursos entre os produtores e usuários de dados e informação cartográfica" (fonte: https://inde.gov.br/pdf/ET-EDGV_versao_3.0_2018_05_20.pdf)

    Perceba que a questão foi diretamente retirada deste documento.

    A padronização é sempre importante quando há o compartilhamento, bem como a existência de metadados. Quando eu tenho acesso a uma base de hidrografia, por exemplo, preciso que ela seja igual para todo o território brasileiro, e não feita em diferentes épocas e projeções. Outros usuários da INDE devem ter acesso aos mesmos dados, para que não haja "bagunça".

    Já a simbologia e a generalização (especialmente a primeira) são de livre escolha do operador. O importante é que a construção dos shapefiles esteja de acordo com escala, projeção, datum e represente fielmente a realidade mapeada com informações corretas. Quando eu utilizo um dado da INDE, posso mudar a simbologia para questões estéticas ou generalizar as feições, caso precise diminuir a escala (nunca ampliar), e isso mantém as informações corretas.