SóProvas


ID
188731
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A técnica de teste de software, também chamada de comportamental, é a técnica de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     Caixa presta, também chamado de teste comportamental, focaliza os requisitos funcionais do software. Isto é, o teste caixa-preta permite ao engenheiro de software derivar conjuntos de condições de entrada que vão exercitar plenamente todos os requisitos funcionais de um programa

  • Falando de outra forma:

    Testes de caixa preta (Comportamenteal) testa se as funções do sistema funcionam ou não. Ex: Se tem um botao que ao ser clicado deve abrir uma tela com determinadas características, é checado se isso está ok. Se tem um campo que só deve permitir a entrada de número, texto deve ser impedido. É isso. Acho que é um dos testes mais fáceis de fazer, se comparado aos demais.
  • Teste de caixa branca

    O analista  tem acesso ao código fonte, conhece a estrutura interna do produto sendo analisado e possibilita que sejam escolhidas partes específicas de um componente para serem avaliadas. Esse tipo de teste, também conhecido como teste estrutural, é projetado em função da estrutura do componente e permite uma averiguação mais precisa do comportamento dessa estrutura. Perceba que o acesso ao código facilita o isolamento de uma função ou ação, o que ajuda na análise comportamental das mesmas.

    Teste de caixa preta

    O analista não tem acesso ao código fonte e desconhece a estrutura interna do sistema. É também conhecido como teste funcional, pois é baseado nos requisitos funcionais do software. O foco, nesse caso, é nos requisitos da aplicação, ou seja, nas ações que ela deve desempenhar.

    Para mostrar quais problemas que esse tipo de teste rastreia, podemos citar alguns exemplos:

    Data de nascimento preenchida com data futura;

    Campos de preenchimento obrigatório que não são validados;

    Utilizar números negativos em campos tipo valor a pagar;

    Botões que não executam as ações devidas;

    Enfim, todo tipo de falha funcional, ou seja, falhas que contrariam os requisitos da aplicação.

    Há que se destacar, contudo, que existe um elemento comum aos dois tipos de teste. Tanto no teste de caixa branca quanto no teste de caixa preta, o analista não sabe qual será o comportamento da aplicação ou do alvo de teste em uma determinada situação. A imprevisibilidade de resultados é comum aos dois casos.

    Resumindo....:

    Teste de caixa-preta: Testa todas as entradas e saídas desejadas. Não se está preocupado com o código, cada saída indesejada é visto como um erro.

    Teste caixa-branca: O objetivo é testar o código. Às vezes, existem partes do código que nunca foram testadas.

  • Gabarito A

    Essas técnicas de Teste se dividem entre Funcional e Estrutural, sendo que o Teste Funcional, ou Teste de Caixa Preta (Black Box), é aquele que tem como alvo verificar se a implementação está de acordo com o que foi especificado. Já o Teste Estrutural, também chamado de Teste de Caixa Branca (White Box), busca garantir que o software desenvolvido esteja bem estruturado internamente, portanto, funcionando corretamente.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !