SóProvas


ID
1887553
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O conceito de território é comumente associado à ideia de limites bem definidos e temporalmente estáveis, e tem no Estado Nacional sua principal referência. A geografia, no entanto, vem estudando territorialidades mais flexíveis, como a territorialidade do tráfico de drogas no Rio de Janeiro. Altamente pulverizada, ela contrasta com a estrutura territorial característica de organizações mafiosas ou mesmo do jogo do bicho. No caso do tráfico de drogas, territórios-enclave (favelas) acham-se disseminados pelo tecido urbano, com territórios amigos (pertencentes à mesma organização ou ao mesmo comando) dispersos e separados pelo “asfalto”, para empregar a gíria carioca usual, ou seja, por bairros comuns. Entre duas favelas territorializadas pela mesma organização existe, porém, não apenas “asfalto”; pode haver igualmente territórios inimigos, pertencentes a outro comando. Adaptado de: SOUZA, M. O território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO, I. et al. Geografia: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003: 91-92.

A compreensão do tipo de territorialidade descrita no texto acima implica uma articulação entre o conceito de território e o conceito de:

Alternativas
Comentários
  • Rafael, se for comentar, comente o conteúdo da questão. Gabarito qualquer um pode saber nas estatísticas ou apenas respondendo.

  • "O processo de constituição de redes de organização criminosas... remete à necessidade de se construir uma ponte conceitual entre o território em sentido usual (que pressupõe contigüidade espacial) e a rede (onde não há contigüidade espacial: o que há é, em termos abstratos e para efeito de representação gráfica, um conjunto de pontos – nós – conectados entre si por seguimentos – arcos – que correspondem aos fluxos que interligam, ‘costuram’ os nós – fluxos de bens, pessoas ou informações –, sendo que os arcos podem ainda indicar elementos infra-estruturais presentes no substrato espacial... esse território em rede ou território-rede propõe o autor chamar de território descontínuo." (Souza. 2007, p. 93)

  • Lugar: o conceito de lugar para a Geografia está, nas principais abordagens, vinculado a uma análise compreensiva – e, portanto, não objetiva e nem racionalista – da realidade. Nesse sentido, ele se articula a partir da relação ou compreensão do ser diante do espaço geográfico, ou seja, o lugar é o espaço apropriado ou percebido pelas relações humanas.

    Região: o conceito de região é amplamente utilizado no senso comum, sendo geralmente empregado em referência a uma área do espaço mais ou menos delimitada. Na Geografia, a região refere-se a uma porção superficial designada a partir de uma característica que lhe é marcante ou que é escolhida por aquele que concebe a região em questão

    Território: muito utilizado no âmbito da política, o território é comumente entendido como uma área delimitada por fronteiras. No entanto, nem sempre essas fronteiras são visíveis ou bem delineadas.

    fonte: mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/categorias-conceitos-geografia.htm

  • Letra D 

     

  • Marcelo Bras, quem não é assinante só pode até 5 ou 10 gabaritos (não me lembro) por dia.

  • Acertei a questão pelo motivo de assistir jornais e ler notícias, o termo empregado é quase sempre rede de tráfico.

  • A Geografia enquanto disciplina acadêmica possui um longo histórico de debates sobre seus métodos, técnicas e tradições. Conhecer essa realidade é bastante importante, já que estes conceitos geográfico se relacionam diretamente com a forma como se faz e pensa a Geografia contemporânea. Sobre a temática exposta no texto de apoio e sua relação com os conceitos demonstrados, buscamos a correta associação.


    A) Para abordar região, necessitamos de algo que reforce as diferenciações e homogeneidades do espeço e estas características não estão claramente  demonstradas no texto.
    B) Espaço cotidiano definido a partir da subjetividade do indivíduo. Tais características não estão destacadas no texto.
    C) Bairro é uma forma de divisão administrativa e não um conceito geográfico.
    D) A principal característica geográfica exposta no texto é a inter-relação existente entre os territórios o que caracteriza claramente o conceito de redes geográficas.
    E) Relacionada à ideia de limites territoriais, normalmente associadas as divisões politico-administrativas do espaço mais especificamente aos territórios nacionais.




    GABARITO DO PROFESSOR: D