SóProvas


ID
188779
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Uma técnica que consiste em separar aspectos externos dos internos da implementação de um objeto, isto é, determinados detalhes ficam ocultos aos demais objetos e dizem respeito apenas ao próprio objeto.

Trata-se de

Alternativas
Comentários
  • Polimorfismo: Ocorre quando o comportamento de uma mensagem é diferente ao ser destinado a objetos distintos, ou seja, a mesma mensgaem enviada a diferentes objetos resulta em um comportamento que é dependente da natureza do objeto que está recebendo a mensagem.

    Generalização ou herança: é o mecanismo pelo qual uma classe (sub-classe) pode estender a outra classe aproveitando os seus comportamentos (métodos ) e variaveis possíveis. 

  • Encapsulamento vem de encapsular, que em programação orientada a objetos significa separar o programa em partes, o mais isoladas possível. A idéia é tornar o software mais flexível, fácil de modificar e de criar novas implementações.

    Para exemplificar, podemos pensar em uma dona de casa (usuário) utilizando um liquidificador (sistema). O usuário não necessita conhecer detalhes do funcionamento interno do sistema para poder utilizá-lo, precisa apenas conhecer a interface, no caso, os botões que controlam o liquidificador.


  • Realizar um procedimento de ENCAPSULAMENTO é você empacotar ao mesmo tempo os dados e o objeto ocultando aos usuários os detalhes da implmentação deste objeto, e assim permitir a separação de como o objeto se comporta e como ele é implementado.

    Como diz a questão, SEPARA ASPECTOS EXTERNOS DOS INTERNOS E QUE FICAM OCULTOS AOS DEMAIS OBJETOS POR DIZEREM RESPEITO SOMENTE À ESTE OBJETO.

    BONS ESTUDOS!!!
  • Só complementando os comentários dos colegas:
    Aspector internos são aspectos de implementação enquanto que aspectoes externos podemos dizer que seria a interface do objeto (assinaturas dos métodos).

  • Encapsulamento consiste em ocultar parte do codigo que se deseja manter intacto pelas classes usuarias (declarando identificadores e metodos como private, por exemplo), enquanto disponibiliza a elas somente o que for necessario.