SóProvas


ID
188800
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Na instalação Red Hat Linux, o gerenciamento de boot (carregamento de inicialização) pode ser configurado pelo LILO ou pelo

Alternativas
Comentários
  • Em computação, GNU GRUB (ou apenas GRUB) é um multi-carregador de um sistema operacional (multi boot boot-loader) criado pelo projeto GNU. É utilizado, normalmente, quando se deseja que um computador tenha dual booting, ou seja, que o usuário possa escolher ao iniciar a máquina, um sistema operacional (SO) dentre dois ou mais sistemas instalados. Em termos técnicos ele é um programa que pode carregar qualquer arquivo (ficheiro) executável com um cabeçalho multi boot nos seus primeiros 8 kB. Este cabeçalho consiste uma sequência de bits com: 32 bits de um "número mágico", 32 bits de flags mais 32 bits de um outro número mágico seguidos pela imagem do arquivo executável.

    O GNU GRUB foi desenvolvido a partir de um pacote chamado GRand Unified Bootloader, de onde deriva o acrônimo GRUB. O sistema operacional GNU utiliza o GRUB, assim como muitas distribuições GNU/Linux.

    Enquanto os "carregadores" tradicionais mantém uma tabela de blocos no disco rígido, o GRUB pode rastrear o sistema de arquivos. Na sua versão do ano 2005 ele suportava os seguintes sistemas de arquivos:

    * ext2/ext3.
    * JFS da IBM.
    * Iso9660.
    * O sistema de arquivos do MINIX.
    * NTFS.
    * ReiserFS.
    * SGI's XFS.
    * UFS/UFS2.
    * VFAT, assim como os sistemas FAT16 e FAT32 utilizado pelo Microsoft Windows.
    * O sistema nativo VSTa.


    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/GRUB

    ========================================

    O GRUB

    GRUB é a sigla para GRand Unifield Bootloader. Trata-se de um gerenciador de boot desenvolvido inicialmente por Erich Stefan Boleyn, disponibilizado como software GNU. Entre seus principais recursos está a capacidade de trabalhar com diversos sistemas operacionais, como o Linux, o Windows e as versões BSD, e seu conseqüentemente suporte a vários sistemas de arquivos, como o ext2, ext3, reiserfs, FAT, FFS, entre outros.

    Um dos motivos mais óbvios para o GRUB ser usado é sua capacidade de permitir que o usuário escolha um dos sistemas operacionais instalados em seu computador. Em outras palavras, o GRUB é capaz de trabalhar com "multiboot". Além disso, esse gerenciador também é capaz de "bootar" sistemas em discos SCSI ou mesmo carregá-los através de imagens disponíveis em rede.


    fonte: http://www.infowester.com/lingrub.php
     

  • Gabarito E: GRUB.

  • Uma das melhores AULAS sobre alguns desses tópicos e outros mais.

     

    Professor Léo Matos
    Estúdio Aulas Concursos


    Banco do Brasil - Aulão de Informática - Aula 01 - Linux
    https://www.youtube.com/watch?v=UTp2jwC_KeM