SóProvas


ID
1888417
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A análise e o projeto orientados a objeto modelam um sistema em termos de objetos, que têm propriedades e comportamentos, e de eventos, que disparam operações que mudam o estado dos objetos. Considere, abaixo, os fundamentos da Orientação a Objetos − OO:

I. Ato de empacotar ao mesmo tempo dados e objetos. O objeto esconde seus dados de outros objetos e permite que os dados sejam acessados por intermédio de seus próprios métodos. Protege os dados do objeto do uso arbitrário e não-intencional. Separa a maneira como um objeto se comporta da maneira como ele é implementado.

II. Refere-se à implementação de um tipo de objeto. Especifica uma estrutura de dados e as operações permissíveis que se aplicam a cada um de seus objetos.

III. Pode ser real ou abstrato. Possui informações (dados) e desempenha ações (funcionalidades). É qualquer coisa, real ou abstrata, a respeito da qual são armazenados dados e operações.

Os conceitos da OO indicados em I, II e III, são, correta e respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Encapsulamento

    Ato de empacotar ao mesmo tempo dados e objetos. O objeto esconde seus dados de outros objetos e permite que os dados sejam acessados por intermédio de seus próprios métodos. Protege os dados do objeto do uso arbitrário e não-intencional.

     

    Classe

    Refere-se à implementação de um tipo de objeto. Especifica uma estrutura de dados e as operações permissíveis que se aplicam a cada um de seus objetos.

     

    Objeto

    Pode ser real ou abstrato. Possui informações (dados) e desempenha ações (funcionalidades). É qualquer coisa, real ou abstrata, a respeito da qual são armazenados dados e operações.

     

    Ex-Desenvolvedor Sénior

  • A FCC forçou novamente, não existe objeto abstrato, um objeto é sempre real, ou seja, uma instância de uma classe. De qualquer forma, tem-se que marcar a menos errada

  • Alguém sabe de onde vêm o I? Essa coisa de um  "objeto esconde seus dados de outros objetos" parece coisa de VB e não de orientação à objetos.

    Digo se você têm um atributo private, e em um método você tem referência à um outro objeto da mesma classe você consegue acessá-lo em qualquer linguagem orientada a objetos, correto?

    Só em VB que não. Em VB, além de não ter herança, o private só é acessível dentro da própria instância ou objeto.

    Se essa questão fosse de marcar qual tá certa, marcaria a I como certa mas com medo.

  • e

    Encapsulamento da permissao a acesso de variaveis internas somente por seus metodos. 

  • A doutrina da FCC sempre afirmou existir objetos abstratos.

    Então, amigo, como diz um professor meu: não brigue com a banca, tatua essa p... no braço e leva pra prova.

  • Não tem problemas essa questão tecnicamente falando, mas a forma como está escrito é maliciosa

  • Prezados,


    O item I, que versa sobre o ato de empacotar dados e objetos, versa sobre encapsulamento, você esconde as características internas e acessa eles por intermédio dos métodos.

    O item II, que trata sobre a especificação de uma estrutura de dados e operações, é o próprio conceito de classe.

    O item III, ficou um pouco confuso esse conceito de objeto abstrato, mas com os itens I e II vocês já conseguiriam fechar a questão.


    Portanto a alternativa correta é a letra D.
  • Vamos analisar cada uma das afirmativas individualmente.

    ⦁ Ato de empacotar ao mesmo tempo dados e objetos. O objeto esconde seus dados de outros objetos e permite que os dados sejam acessados por intermédio de seus próprios métodos. Protege os dados do objeto do uso arbitrário e não-intencional. Separa a maneira como um objeto se comporta da maneira como ele é implementado.

    Tudo isso se refere ao conceito de encapsulamento.

    ⦁ Refere-se à implementação de um tipo de objeto. Especifica uma estrutura de dados e as operações permissíveis que se aplicam a cada um de seus objetos.

    Conceito de classe. Classe é a fôrma para criação de objetos. É a classe que especifica a estrutura de dados e as operações de um objeto.

    ⦁ Pode ser real ou abstrato. Possui informações (dados) e desempenha ações (funcionalidades). É qualquer coisa, real ou abstrata, a respeito da qual são armazenados dados e operações.

    Está falando de objeto. Um exemplo de objeto real: carro. Um exemplo de objeto abstrato: GeradorDeSenhas. 

    Pela ordem, o gabarito é encapsulamento, classe e objeto. Letra D.

    Resposta: D