SóProvas


ID
1888489
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Uma entidade Departamento é composta pelos atributos abaixo. 


Código do Departamento

Matrícula do Funcionário

Nome do Departamento

Nome do Funcionário

Telefone do Departamento

Telefone do Funcionário

Número da CTPS


Considerando-se que só poderá ser cadastrado um único número de telefone, tanto para os departamentos quanto para os funcionários, para que a entidade seja normalizada adequadamente, deve-se 

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o gabarito. Quando a questão falou "só poderá ser cadastrado um único número de telefone", então quis dizer que já está na 1FN (atributos atômicos). Como ele não definiu a chave primária, dá a entender que são duas tabelas (departamento e funcionário). E somente na 3FN que tiraríamos as dependências transitivas. O que vcs acham?

  • Qual seria o erro da letra D?

  • Rosana, 

    Entrei com recurso alegando o que você falou, a respota da banca: 

    "Quanto à alternativa marcada como correta no gabarito oficial, não há nada errado. Para que a entidade seja normalizada adequadamente, deve-se ‘aplicar a primeira forma normal (1FN), colocando os atributos Matrícula do Funcionário, Nome do Funcionário, Telefone do Funcionário e Número da CTPS em uma entidade Funcionário relacionada adequadamente à entidade Departamento’. Para que uma entidade esteja na 1FN, todos os atributos devem ser atômicos, ou seja, a entidade não deve conter grupos repetidos e nem atributos com mais de um valor. Para que isso ocorra, os atributos do funcionário devem ser retirados e colocados em outra entidade, relacionada com a entidade Departamento. A questão está, portanto, correta, bem como o respectivo gabarito, nada havendo a ser alterado. Recurso Improcedente."

  • A letra D está incorreta porque não incluiu o Número da CTPS, que é um dado relacionado ao Funcionário.

  • Analisando a questão acima podemos começar tentando supor quais são as dependências funcionais possíveis dentro do conjunto de atributos listados. Podemos perceber claramente dois determinantes principais Código do Departamento e Matrícula do Funcionário.

    Código do Departamento à Nome do Departamento, Telefone do Departamento

    Matrícula do Funcionário à Nome do Funcionário, Telefone do Funcionário,Número da CTPS

    CTPS é o número da carteira de trabalho e previdência social.

    Vejam que a normalização em tabelas deve partir desta separação, caso contrário teremos as informações de departamento presentes em todos os funcionários cadastrados.

    Sobre as alternativas que temos como possíveis para a resposta, dado que a entidade definida no enunciado da questão é a entidade Departamento, temos que separar os atributos que e coloca-los em outra entidade Funcionario. Essa ideia está descrita na alternativa B, mas temos uma ressalva a fazer. Precisamos aplicar a segunda forma normal e não apenas a primeira, como está descrito na alternativa.

    A definição da 2FN diz que não deve existir dependência parcial. Enquanto a definição da primeira diz que todos os atributos devem ser atômicos, vejam que a relação departamento não tem problemas com a 1FN desde o início do processo de normalização. É possível, portanto, requerer a anulação da questão.

    Gabarito: B (cabe recurso, porém a FCC não anulou)

    Fonte:http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-da-semana-comentario-da-prova-da-trf-3a-tecnologia-da-informacao-bd/

  • Absurdo isso!

    :/

  • Prezados,


    Para gravarmos corretamente os dados do funcionário e de seu departamento, devemos separar os atributos que se referem exclusivamente ao funcionário e gravar em uma entidade. Os dados de departamento, para evitar que sejam repetidos em todos os funcionários, devem ser salvos em outra tabela e a tabela funcionário deve ter uma chave estrangeira para o departamento que o funcionário pertence.


    Portanto a alternativa correta é a letra B.
  • Caraca, que questão louca!

    Deveria ter sido anulada, as alternativas aí não batem.

    O correto seria aí formatar uma tabela assim, para chegar na 2FN:

    Departamento: Código Nome Telefone

    Depto_Func: Código Matrícula

    Funcionário: Matrícula Nome Telefone CTPS

    Telefone não se repetiria por matrícula ser a PK de funcionário e código ser a PK de departamento. Não daria para repetir o mesmo código de departamento, com nome igual ou diferente, e com um telefone a mais, pois a restrição de PK não deixaria o mesmo departamento/funcionário ser repetido.

    Pra mim a letra B está se referindo a 2FN

  • Não sei o que é pior, o comentário da banca ou do "professor" do QC