SóProvas


ID
1888669
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre as características da Úlcera Arterial de Membro Inferior, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • As úlceras arteriais exibem características tais como: profundidade variável, circundada por pele de coloração avermelhada ou cianótica, pouco exsudativa, quando presente geralmente a secreção é seropurulenta, o edema local é pequeno, com coloração de fundo pálida ou negra devido a necrose, pouco profunda (rasa), fétida, rebeldes a tratamento, estacionárias ou progressivas, de dimensões pequenas e arredondadas, de difícil cicatrização e extremamente dolorosas sendo exceção os casos onde há associação com o diabetes, onde o paciente tem uma percepção dolorosa prejudicada devido a neuropatia instalada. A área adjacente à pele geralmente é pálida quando não há indícios de inflamação onde se torna avermelhada e seca favorecendo assim a formação de fissuras que muitas vezes dão origem as lesões teciduais da pele. Portanto a alternativa correta é a letra E.

    As úlceras de origem venosa são uma das complicações da estase venosa e quase sempre estão localizadas no terço inferior da perna um pouco acima do maléolo interno, as vezes no externo e no dorso do pé ou mais raramente no terço médio da perna. Ou seja a alternativa A está errada, já que a estase venosa a característica da úlcera venosa e não da arterial.

    A alternativa B está errada, porque a úlcera arterial  é pouco exudativa

    Na úlcera venosa a área adjacente à úlcera pode-se notar uma hiperpigmentação (ou com os nomes de: dermatite ocre, púrpura de Gougerot e Favre), presença de veias tortuosas e dilatadas e cicatrizes visíveis de úlceras anteriores. Além disso que o tratamento farmacológico e o repouso do membro são de vital importância para o tratamento da úlcera venosa e o cuidado das mesmas. Portanto a alternativa C e D estão erradas.

    Gabarito do professor: Letra E

    Bibliografia

    Bersusa AAS, Lages JS. Ciência, Cuidado e Saúde. Maringá, v. 3, n. 1, p. 81-92, jan./abr. 2004.

  • Letra A. Errada. A estase venosa é a causa das úlceras venosas.

    Letra B. Errada. A dor manifestada é forte e secundária à isquemia.

    Letra C. Errada. A hiperpigmentação é uma característica das úlceras venosas.

    Letra D. Errada. Alterações venosas e a presença de varizes são características das úlceras venosas

    Letra E. Correta. As úlceras arteriais são pequenas, de difícil cicatrização pelo seu mecanismo causal, que é a obstrução das artérias, e a dor é um dos sintomas por alterações isquêmicas.

  • Sobre a A: A estase venosa é a estagnação sanguínea, ou seja, úlcera venosa.X

    B: Úlcera arterial possui exsudato escasso ou ausente, dores fortes.X

    C: Não há hiperpigmentação, pois apresenta base necrótica pálida.X

    D: A aparência de veias dilatadas se dá justamente por conta da estase VENOSA. X

    E: Correta