SóProvas


ID
188899
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Nas orientações ao cliente com hanseníase, o enfermeiro deve

Alternativas
Comentários
  • Episódios reacionais são quadros agudos que ocorrem de modo súbito, interrompendo a evolução crônica da hanseníase.
    Há dois tipos de "reações hansênicas": Reação tipo I ou Reação Reversa (RR) - envolve em geral as formas dimorfas e consiste em sinais de inflamação aguda como dor, eritema e edema de lesões pré-existentes, às vezes acompanhada de novas lesões; Reação tipo 2 ou Eritema Nodoso Hansênico (ENH) - envolve as formas multibacilares de hanseníase e culmina no aparecimento abrupto de nódulos e/ou placas infiltradas, dolorosas, de coloração rósea, que podem evoluir para pústulas e flictenas (bolhas), com posterior ulceração e formação de necrose nas formas mais graves, como no "Eritema Nodoso Necrotizante".
    Os quadros reacionais podem aparecer antes, durante ou após o tratamento específico.

    PS: Saber diferenciar Reação Reversa X Recidiva da Doença é ponto importantíssimo na consulta de Hanseníase, assim como em questões de concursos! A principal das diferenças está no fato de que na reação reversa o aparecimento é abrupto (em cerca de algumas horas) e na recidiva é lento, levando semanas ou meses.
  • A HANSENÍASE PODE APRESENTAR PERÍODOS DE ALTERAÇÕES IMUNES, OS CHAMADOS DE ESTADOS REACIONAIS. NA HANSENIASE DIMORFA AS LESOES TORNAN-SE AVERMELHADAS E TEMOS A NEURITE. JA NA FORMA VIRCHOVIANA SURGE O ERITEMA NODOSO HANSENICO. ESSAS REAÇÕES PODEM APARECER MESMO EM PACIENTES QUE FINALIZARAM O TRATAMENTO, O QUE NÃO SIGNIFICA QUE  A DOENÇA NÃO FOI CURADA.