SóProvas


ID
18892
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Com o objetivo de diminuir a repetência e a evasão escolar decorrentes de problemas de audição dos alunos do ensino fundamental, a Secretaria de Educação do Município X propôs o desenvolvimento de uma atividade para diagnosticar os alunos com tais problemas e, posteriormente, encaminhá-los para tratamento médico. Para isso, a secretaria estabeleceu uma parceria com uma organização social, definindo um repasse de R$ 1,00 por diagnóstico realizado nas dependências da organização social, além disso, a prefeitura se comprometeu a enviar os formulários necessários ao diagnóstico. A atividade seria realizada sob a supervisão de um funcionário da Secretaria da Educação. Supondo que a Prefeitura do Município X utilize o método de custeio variável, o custo unitário do produto "diagnóstico realizado" seria composto pelo valor

Alternativas
Comentários
  • Essa questão, que versa sobre Contabilidade de Custos, requer conhecimento sobre a diferença entre custos variáveis e custos fixos.

    O Sistema de Custeio Variável é vedado pela legislação tributária (que exige o Custeio por Absorção), mas é muito útil à administração da entidade. Tal sistema considera apenas o valor dos custos variáveis (os custos fixos são tratados como despesa, não alterando o lucro operacional).

    Assim, o repasse de R$ 1,00 por diagnóstico realizado constitui custo variável (varia diretamente na proporção dos diagnósticos), a exemplo dos formulários necessários ao diagnóstico.

    A supervisão de um funcionário (cujo valor não depende do número de diagnósticos) é um custo fixo e, por isso, não entra no sistema de custeio variável.
  • É importante saber, para resolução desta questão, que Custos Variáveis são aqueles custos que variam em função da quantidade produzida.Por exemplo, a quantidade de matéria-prima varia de acordo com o volume de produção. Já o valor do aluguel da fábrica é indiferente ao volume produzido. Isso se dá porque o aluguel é um exemplo de Custo Fixo, ou seja, custo que não varia de acordo com o número de unidades produzidas.
  • Comentário Objetivo:

    Custos envolvidos para a Prefeitura:

    Repasse do diagnóstico: CUSTO VARIÁVEL
    Envio dos formulários: CUSTO VARIÁVEL
    Salário do funionário: CUSTO FIXO (não varia com a quantidade produzida/prestada)

    No custeio variável, somente são apropriados aos produtos/serviços os custos variáveis. Os custos fixos são lançados diretamente no resultado do exercício, ou seja, seu tratamento contábil é idêntico ao das despesas.

    Portanto, Gabarito (E).