SóProvas


ID
1889236
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No mundo foram identificadas 34 áreas de alta biodiversidade conhecidas como “hotspots” de biodiversidade. Essas áreas foram definidas basicamente por dois critérios: que a presença de pelo menos 0,5% das plantas vasculares sejam espécies endêmicas e que a área esteja ameaçada de destruição, tendo perdido grande parte de sua biodiversidade.

No Brasil, as áreas de “hotspots” estão situadas nos biomas:

Alternativas
Comentários
  • O que é um hotspot?

    O conceito Hotspot foi criado em 1988 pelo ecólogo inglês Norman Myers para resolver um dos maiores dilemas dos conservacionistas: quais as áreas mais importantes para preservar a biodiversidade na Terra?    Ao observar que a biodiversidade não está igualmente distribuída no planeta, Myers procurou identificar quais as regiões que concentravam os mais altos níveis de biodiversidade e onde as ações de conservação seriam mais urgentes. Ele chamou essas regiões de Hotspots.   Hotspot é, portanto, toda área prioritária para conservação, isto é, de alta biodiversidade e ameaçada no mais alto grau. É considerada Hotspot uma área com pelo menos 1.500 espécies endêmicas de plantas e que tenha perdido mais de 3/4 de sua vegetação original.
    No Brasil há dois Hotspots: a Mata Atlântica e o Cerrado.

    Veja o  website dos Hotspots

    fonte: Conservation International (Brasil) e Conservation International

  • É considerada Hotspot uma área com pelo menos 1.500 espécies endêmicas de plantas e que tenha perdido mais de 3/4 de sua vegetação original.

    Hotspots do Brasil: Cerrado e Mata Atlântica