A literatura da Administração prevê um conjunto de etapas que podem auxiliar uma organização a implantar um sistema de treinamento. Esse conjunto de etapas costuma ser denominado de ciclo composto de treinamento. A depender do autor, temos ligeiras variações nas nomenclaturas das etapas do ciclo de treinamento. A essência, no entanto, permanece intacta independentemente dos nomes atribuídos a cada etapa.
Uma dica para responder à questão, ainda que não conheça a classificação que a banca está propondo, é buscar coerência nas etapas. Existem literalmente milhares de autores de Administração e as bancas podem escolher qualquer um deles para formular a questão.
Baseando-se na obra de Idalberto Chiavenato, temos quatro fases:
Assim, vamos analisar cada alternativa a avaliar aquela que mais faz sentido:
Alternativa A: Errado. A alternativa pontua corretamente o levantamento de necessidades. Porém, a definição da modalidade da ação educacional é apenas um dos pontos que compõem o desenho do programa. Além disso, devem ser estabelecidos os pontos: quem treinar, em que treinar, quando e onde treinar. Por fim, a alternativa pontua apenas a avaliação de reação, que é o nível mais superficial de avaliação do treinamento, que mede a percepção dos treinandos quanto ao programa de treinamento.
Alternativa B: Errado. A alternativa não menciona o desenho do programa nem sua aplicação, por isso está incorreta.
Alternativa C: Errado. A alternativa deixa de contemplar o diagnóstico, necessário para o estabelecimento dos objetivos instrucionais. Além disso, não menciona a aplicação do programa, por isso também está incorreta.
Alternativa D: Errado. O ciclo de treinamento proposto pela alternativa já inicia com o desenho do programa. Não contempla o levantamento das necessidades de treinamento, nem menciona sua aplicação, por isso está incorreta.
Alternativa E: Certo. A alternativa reproduz corretamente o conjunto de etapas do ciclo de treinamento.
Gabarito: E