A questão faz referência à Gestão Democrática.
GESTÃO DEMOCRÁTICA: é um princípio consagrado pela Constituição vigente e abrange as dimensões pedagógica, administrativa e financeira.
Ela, a gestão democrática, exige uma ruptura histórica na prática administrativa da escola, com o enfrentamento das questões de exclusão e reprovação e da não-permanência do aluno na sala de aula, o que vem provocando a marginalização das classes populares. Esse compromisso implica a construção coletiva de um projeto político-pedagógico ligado à educação das classes populares.
Isso significa que a gestão democrática contribui na compreensão dos problemas postos pela prática pedagógica e tem por objetivo unir a concepção e execução, a teoria e a prática. A gestão democrática faz com que a participação das pessoas seja fortalecida para garantir o controle dos acordos estabelecidos.
Se por um lado a gestão democrática força a socialização, por outro, isso dificulta a execução desse princípio (gestão democrática)
pois isso implica também a ampla participação dos diferentes segmentos da escola nas decisões. E sabemos que opiniões distintas nem sempre são fáceis de conseguir o consenso entre a comunidade escolar.
FOCO...FORÇA...FÉ...