SóProvas


ID
1891792
Banca
FUNCAB
Órgão
EMSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Ele expressa uma operação fundamental da análise sociológica, que consiste em descrever os processos sociais que moldam nossa subjetividade como que por detrás de nossas costas, sem nosso conhecimento consciente (...).” (SILVA, 1999, p. 80).

A citação refere-se ao currículo:

Alternativas
Comentários
  • CURRICULO OCULTO

    "[...]refere-se àquelas influencias que afentam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores e são provenientes da experiência cultural, dos valores e signficados trazidos de seu meio social de origem e vivenciados no amniente escolar. Não se manisfesta claramente, não prescrito, não apareceno planejamento.."(LIBANEO, 2012)

  • CURRICULO OCULTO.

  • Currículo oculto:

    É aquele trabalhado implicitamente. “É constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita, para aprendizagens sociais relevantes”. (Silva, 2003).

    O currículo oculto é assim chamado por não se mostrar de forma clara, “não é prescrito, não aparece no planejamento, embora constitua importante fator de aprendizagem” (LIBÂNEO e OLIVEIRA apud PLATT e ABRAHÃO, S/D, p. 177).

    De acordo com Fino (s/d), Kelly (1980) diz que o currículo oculto identifica-se com os fatos aprendidos pelos estudantes na escola, porque o trabalho escolar é planejado e ordenado, separando-se o aprendizado das funções sociais e sexuais, assim como os papéis e comportamentos relacionados a diferentes aspectos da vida. Apple apudFino (s/d) definiu o currículo oculto como os princípios e os valores que estão implícitos, mas, são “efetivamente ensinados nas escolas” (p. 8), no entanto não é hábito mencioná-los ao declarar as finalidades e os objetivos que são formulados pelos docentes.

    Para Camacho (2010) o currículo oculto indica as práticas e mudanças educacionais que orientam e resultam nas aprendizagens não explícitas e nem propostas pelos projetos educacionais. Podendo ainda ser considerado como “a aquisição de valores, atitudes, processos de socialização e formação moral” (RIBEIRO apud CAMACHO, 2010, p. 8). Resumindo, na visão de Camacho (2010), o currículo oculto pode ser classificado como um conjunto de comunicação transmitida de modo oculto e danoso pelo ensino e pelo docente, e que não encontram-se escritas nos documentos oficiais.
     

    FOCO....FORÇA...FÉ...

  • O currículo oculto, ao estar imbricado de influências de ordem econômica, social e de condicionantes da própria pratica educacional, não se configura como um currículo construído no bojo da sociedade conforme apresentado na assertiva (C)?

    Creio eu que exista dois gabaritos para a questão em tela.