Vários fatores têm sido associados à síndrome do túnel do carpo. Embora por si só não causem síndrome do túnel do carpo, podem aumentar suas chances de desenvolver ou agravar a lesão do nervo mediano.
Os motivos para se adquirir a síndrome do túnel do carpo incluem:
Fatores anatômicos: Uma fratura do punho ou luxação que altere o espaço dentro do túnel do carpo pode criar pressão sobre o nervo mediano. As pessoas com túneis do carpo menores podem ser mais propensas a ter síndrome do túnel do carpo.
A síndrome do túnel do carpo é geralmente mais comum em mulheres: Isso por que a área do túnel do carpo nas mulheres é relativamente menor do que nos homens, e pode haver menos espaço para “erros”.
Condições prejudiciais ao nervo: Algumas doenças crônicas, como o diabetes, aumentam o risco de danos nos nervos, incluindo danos ao nervo mediano.
Condições inflamatórias: Doenças que são caracterizadas por inflamação, como a artrite reumatoide, pode afetar os tendões em seu punho, exercendo pressão sobre o nervo mediano.
Alterações no equilíbrio dos fluidos corporais: A retenção de líquidos, comum durante a gravidez ou menopausa, pode aumentar a pressão dentro do túnel do carpo. Isso irrita o nervo mediano. A síndrome do túnel do carpo associada à gravidez geralmente se resolve sozinha após o parto.
Outras condições médicas: Certas condições, como menopausa, obesidade, distúrbios da tireoide e insuficiência renal, podem aumentar suas chances de síndrome do túnel do carpo.
Fatores do local de trabalho: É possível que trabalhar com ferramentas vibratórias ou em uma linha de montagem que exija flexão prolongada ou repetitiva do pulso pode criar pressão nociva sobre o nervo mediano ou piorar um dano nervoso existente. No entanto, a evidência científica é conflitante e esses fatores não foram estabelecidos como causas diretas da síndrome do túnel do carpo. Vários estudos avaliaram se há uma associação entre o uso do computador e a síndrome do túnel do carpo. No entanto, não houve suficiente evidência para apoiar o uso extensivo de computador como um fator de risco para a síndrome do túnel do carpo.