SóProvas


ID
1893676
Banca
IBEG
Órgão
Prefeitura de Duque de Caxias - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

É uma rede que consiste basicamente em computadores conectados em grupo para que outros usuários possam compartilhar recursos e informações. Não há um local central para autenticação de usuários, armazenamento de arquivos ou acesso a recursos. Essa é a definição de:


Fonte: https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc527483(v=ws.10).aspx - com adaptações.

Alternativas
Comentários
  • (D)

    Em uma rede ponto a ponto , computadores são conectados em grupo para que outros usuários possam compartilhar recursos e informações. Não há um local central para autenticação de usuários, armazenamento de arquivos ou acesso a recursos. Isso significa que os usuários devem lembrar em qual computador do grupo de trabalho está o recurso ou a informação compartilhada que desejam acessar. Isso significa também que os usuários precisam efetuar login em cada computador para acessar os recursos compartilhados no computador indicado.

    https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc527483%28v=ws.10%29.aspx

  • O segredo da questão está em: não há um local central. Observe que tds as alternativas possuem um local central, salvo a rede ponto a ponto.

  • Ponto-a-ponto: União de dois computadores, através de um meio de transmissão qualquer. Simple assim.

     

    Erick Alves

  • GABARITO: D

    REDE PONTO-A-PONTO

    Também chamada de Rede Par-a-Par ou Peer-to-Peer (P2P), trata-se do modelo de rede mais simples de ser montado. Nesse modelo, todas as máquinas podem compartilhar dados e periféricos umas com as outras. Essas redes são comuns em residências e entre filiais de empresas, porque demandam um baixo custo, são facilmente configuráveis e possibilitam altas taxas de velocidade de conexão.

    Nesse tipo de rede não existe hierarquia, todas as máquinas oferecem e consomem recursos uma das outras, logo todas são eventualmente clientes, eventualmente servidoras. 

    Como não há um dispositivo central capaz de oferecer serviços de autenticação, criptografia, etc, o nível de segurança é reduzido nesse tipo de rede em comparação a redes de computadores do tipo cliente/servidor.

    REDE CLIENTE SERVIDOR

    É um modelo de redes mais complexo, porém mais robusto e confiável. Nesse modelo, existe uma máquina especializada, dedicada e geralmente remota, respondendo rapidamente aos pedidos vindos dos demais computadores da rede – o que aumenta bastante o desempenho de algumas tarefas. É a escolha natural para redes grandes, como a Internet – que funciona tipicamente a partir do Modelo Cliente/Servidor.

    As máquinas são todas ligadas a uma única máquina, hierarquicamente diferente. Ao contrário do que ocorre nas redes par-a-par, os computadores que funcionam como clientes não fornecem recursos e serviços aos outros computadores da rede.

    REDE DE DIFUSÃO (BROADCASTING)

    Esse modelo, é caracterizado pelo compartilhamento, por todas as estações, de uma linha única de transmissão. Neste caso, as mensagens enviadas por uma estação são recebidas por todas as outras conectadas à rede, sendo que um campo de endereço contido na mensagem permite identificar o destinatário. A maioria das redes locais e um pequeno número de redes de longa distância são deste tipo. Neste tipo de rede há a possibilidade de se enviar uma mensagem para todas as estações ou para subgrupos de estações (multicasting).

    Redes de comunicação utilizando difusão: (a) barramento; (b) satélite ou rádio; (c) anel.

  • GABARITO - D

    Esquematizando:

    PONTO A PONTO Todos os computadores são igualmente importantes. Todos pedem e todos fornecem dados.

    CLIENTE SERVIDOR Um (ou alguns) dos computadores centralizam as informações e só as fornecem (servidores); outros só as requisitam (clientes). 

    Bons estudos!