Doenças infecciosas: a amebíase e a tuberculose são doenças diarreicas crônicas freqüentemente estudadas por radiologia. A tuberculose acomete, geralmente, a região ileo-cecal formando úlceras e estenose. A amebíase tende a acometer o ceco que pode tornar-se completamente obstruído após a cicatrização.
Ambas fazem parte do diagnóstico diferencial da imagem do ceco cônico. Na amebíase, ao contrário da tuberculose e doença de Crohn, o íleo terminal não é envolvido. Ocorre um rápido retorno ao aspecto normal com a instituição do tratamento antiamebiano. O íleo terminal acometido pela tuberculose pode esvaziar-se diretamente no cólon ascendente estenótico com não opacificação do ceco contraído e fibrótico caracteriando o sinal de Stierlin.
A colite pseudomembranosa é uma condição causada por uma toxina liberada pelo Clostridium difficile que acomete todo o cólon e cuja lesão predominante é o edema que leva a uma acentuada irregularidade do relevo mucoso. O enema opaco está contra-indicado na doença grave.
fonte:http://www.home.ufam.edu.br/dcc1/modulos/rad/intestino_afeccoes.htm