-
GABARITO: D
"A Revolução de 1930, embora sem raízes próprias em Goiás, teve uma significação profunda para o Estado. É o marco de uma nova etapa histórica. Esta não se operou diretamente no campo social, mas no campo político." (PALACIN; MORAES, 2008 p.149)
-
gabarito: D
transformação não se operou imediatamente no campo social, mas no campo político. Não foi popular, nem sequer uma revolução de minorias com objetivos sociais. A consciência social não havia atingido tal ponto e faltava organização de classe. Foi feita por grupos heterogêneos da classe dominante descontente em Minas Gerais e Rio Grande do Sul, de militantes tenen- tistas e das classes médias, sem uma ideologia determinada e coerente, aglutinados por sua repulsa à ordem política estabelecida na República Oligárquica. A Revolução não provocou muita mudança social, mas sem dúvida trouxe uma renovação política, com transformações profundas e decisivas no estilo de governo, que buscou decididamente o desenvolvimento. Ocorreu a construção de Goiânia.
-
REVOLUÇÃO DE 1930
A Revolução de 1930, embora sem raízes próprias em Goiás, teve
uma significação profunda para o Estado. É o marco de uma nova etapa
histórica. Esta transformação não se operou imediatamente no campo
social, mas no campo político.
Reflexos da Revolução em Goiás:
Em Goiás, Pedro Ludovico Teixeira (Médico), Domingos Neto
Velasco (Tenente) e Mário d´Alencastro Caiado
(Desembargador) pegam em armas em apoio à Revolução.
24/10/1930 – A revolução triunfa após a renúncia de Washington
Luís que entrega o poder a uma Junta Militar.
03/11/1930 – Getúlio assume a Presidência da República.
Junta Provisória formada por Pedro Ludovico Teixeira, Mário
d´Alencastro Caiado e Francisco Emílio Póvoa assume o poder
em Goiás.
23/11/1930 – Pedro Ludovico é nomeado Interventor Federal
pelo Presidente Getúlio Vargas.
GEO-HISTÓRIA DE GOIÁS E ATUALIDADES – Professor Kanduka Oliveira – GOIÂNIA (GO)
Cure o passado. Viva o presente. Sonhe o futuro.
-
Meu Deus... A resposta estava no comando da questão e eu ainda consegui errar. Pqp
-
Foi feita por grupos heterogêneos da classe dominante descontente em Minas Gerais e Rio Grande do Sul, de militantes tenen- tistas e das classes médias, sem uma ideologia determinada e coerente, aglutinados por sua repulsa à ordem política estabelecida na República Oligárquica. A Revolução não provocou muita mudança social, mas sem dúvida trouxe uma renovação política, com transformações profundas e decisivas no estilo de governo, que buscou decididamente o desenvolvimento. Ocorreu a construção de Goiânia.
Em 01/06/19 às 09:38, você respondeu a opção D.
Você acertou!
-
baixaria cara, aqui e só pra postar comentários... para de babaquice!
Existe vários Comentários iguais... isso e coisa de debio....
-
Questão mal elaborada.. "classe dominante descontente" a classe dominante estava nadando de braçada....
-
Letra D
A)A partir da Revolução de 30, o governo de Goiás passou a propor, como objetivo primordial, o investimento na manutenção dos privilégios da oligarquia regional. ( O objetivo central era tirar o poder dos coronéis)
B) Após o início do governo varguista, ocorreu a transformação radical das estruturas socioeconômicas e políticas goianas. ( Negativo não houve mudança social nem política)
C)A Revolução de 30 provocou em Goiás a manutenção das oligarquias tradicionais no poder, coligadas com a nova orientação política nacional. ( Não houve essa manutenção, e sim o fim do caiadismo(coronelismo), e início do ludoviquismo.
D) A Revolução de 30 foi uma revolução importada para Goiás, com apoio da classe dominante descontente, e não se operou diretamente no campo social, mas no campo político ( Certo houve apoio da Igreja, (não militares), e Aparecida de Goiânia, Pedro Ludovico foi nomeado interventor por Getúlio.
E) Em Goiás, foi uma revolução que encontrou apoio na população dos grandes centros urbanos que buscavam anular o poder das oligarquias locais. ( Errado o apoio foi da classe dominante descontente, não teve participação popular.
-
a) A ascensão de Getúlio Vargas tinha como um dos objetivos tirar do poder as oligarquias locais que mandavam nos Estados, ainda que, a partir da Revolução de 1930, outras oligarquias assumissem os estados, como foi no caso de Goiás. ITEM INCORRETO.
b) Após o início do governo varguista, não houve mudanças radicais das estruturas socioeconômicas e políticas goianas. ITEM INCORRETO.
c) A Revolução de 30 provocou em Goiás o “fim” do caiadismo e o início do ludoviquismo. Ou seja, houve a substituição de uma oligarquia por outra. ITEM INCORRETO.
d) ITEM CORRETO.
e) Em Goiás, a revolução encontrou apoio das classes dominantes que queriam ocupar o lugar que a antiga oligarquia exercia. ITEM INCORRETO.
Resposta: D
-
Não vou ficar discutindo muito com essa questão, mas apontarei o seguinte:
- Como a construção de uma nova Capital gerando infraestrutura e empregos não é uma mudança socioeconômica?
- Como nomear um interventor não é uma mudança radical na política?