SóProvas


ID
1894759
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Padre Bernardo - GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre 1708 e 1709 o estado de Minas Gerais foi palco de um conflito marcado pela disputa pelo Ouro. Tal guerra se baseou no conflito entre bandeirantes paulistas e forasteiros que buscavam a riqueza oriunda dos metais preciosos. Tal conflito ficou conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Introdução 

     

    Por volta do final do século XVII, os paulistas que residiam na capitania de São Vicente encontraram ouro no sertão. Este fato fez com que muitos garimpeiros e portugueses fossem para aquela região.

     

    Causas e conflitos

     

    Pelo fato de terem sido os primeiros a descobrir, os paulistas queriam ter mais direitos e benefícios sobre o ouro que haviam encontrado, uma vez que este, estava nas terras em que viviam.

     

    Entretanto, os forasteiros pensavam e agiam diferentemente; estes, por sua vez, eram os chamados emboabas. Os emboabas formaram suas próprias comunidades, dentro da região que já era habitada pelos paulistas; neste mesmo local, eles permaneciam constantemente vigiando todos os passos dos paulistas. Os paulistas eram chefiados pelo bandeirante Manuel de Borba Gato; já o líder dos emboabas era o português Manuel Nunes Viana.

     

    Fonte: http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/guerradosemboabas.htm

     

    Por favor pessoal, ajudem a melhorar a plataforma, façam suas pesquisas e comentem também, busquem complementar de alguma forma.

    Lembrem que ajudando o próximo nós recebemos em dobro. Desde já agradeço.

    Obrigado a todos.

  • Emboabas = Forasteiros.

  • A “Guerra dos Emboabasfoi uma disputa armada ocorrida entre os anos de 1707 a 1709, pelo direito de exploração das minas de ouro, recém descobertas pelos bandeirantes paulistas na região de Minas Gerais.

     

    Com efeito, sob a liderança de Manuel de Borba Gato, guarda-mor das minas e líder dos paulistas, os desbravadores reclamavam o direito exclusivo de exploração das jazidas de ouro na região das minas.

     

    Contudo, os "emboabas" (nome pejorativo dado aos forasteiros que usavam botas), liderados pelo rico comerciante Manuel Nunes Viana e composto principalmente por portugueses e migrantes de outros territórios da colônia, desafiaram a autoridade dos bandeirantes, que foram derrotados e expulsos.

     

    GABARITO: LETRA (A)

    FONTE: https://www.todamateria.com.br/guerra-dos-emboabas/

  •  

    Guerra dos Emboabas: Conflito armado ocorrido na região das Minas Gerais entre os anos de 1707 e 1709, envolvendo os bandeirantes paulistas e os emboabas (portugueses e imigrantes de outras regiões do Brasil). O confronto tinha como causa principal a disputa pela exploração das minas de ouro recém descoberatas na região das Minas Gerais.

    https://www.historiadobrasil.net/emboabas/

     

    A Inconfidência Mineira, ou Conjuração Mineira, foi uma tentativa de revolta abortada pelo governo em 1789, em pleno ciclo do ouro, na então capitania de Minas Gerais, no Brasil, contra, entre outros motivos, a execução da derrama e o domínio português. Significou a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo português no período colonial.o Brasil ainda era colônia de Portugal e sofria com os abusos políticos e com a cobrança de altas taxas e impostos.  Os Inconfidentes: Tiradentes.

    https://www.sohistoria.com.br/ef2/inconfidencia/#fimPag

    O Levante de Vila Rica

    Em 1720, a insatisfação crescente levou à revolta conhecida como o Levante de Vila Rica.

    O governador da região, Conde de Assumar, estrategicamente recebeu alguns revoltosos – homens ricos e importantes –, fingindo aceitar as principais exigências que faziam: não instalar as Casas de Fundição e diminuir o número de tributos. Em seguida, prendeu todos os implicados, punindo-os com rigor e violência. O líder do movimento, Filipe dos Santos, foi enforcado e esquartejado.Após a vitória sobre os revoltosos, no mesmo ano, o rei ordenou a separação da capitania de São Paulo e de Minas Gerais, consolidando-se a autoridade real sobre as Minas Gerais.

    http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/america-portuguesa/85-atividade-mineradora/8787-o-levante-de-vila-rica

    MATA MAROTO

    Mata Maroto é como se denominam vários movimentos entre brasileiros e portugueses que ocorreram entre os anos de 1829 e 1831, tanto no Recôncavo Baiano como em cidades como Cachoeira, Rio de Contas e Caetité, no período das Regências, movidos ao ódio e ressentimentos aos portugueses como um resultado das guerras pela independência, assim como ao temor de que o Imperador D. Pedro viesse promover a união dos reinos de Brasil e de Portugal, como Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Esses movimentos pregavam o total extermínio dos portugueses que ainda ficaram residentes na Bahia..
    Em Cachoeira e Santo Amaro da Purificação os atentados atingiram muitas famílias portuguesas. Muitos portugueses fugiram para o interior. Em Caetité, apesar de serem acolhidos pelo intendente Joaquim Venâncio Gomes de Azevedo, que lhes garantiu segurança, foram perseguidos e muitos deles mortos de forma cruel pelos baianos.
     

    https://www.recantodasletras.com.br/cronicas/5325275

     

  • a) Guerra das Emboabas.

     

     

    A Guerra dos Emboabas foi um confronto travado de 1707 a 1709, pelo direito de exploração das recém descobertas jazidas de ouro, na região das Minas Gerais, no Brasil. O conflito contrapunha, de um lado, os desbravadores vicentinos, que haviam descoberto a região das minas e que por esta razão reclamavam à exclusividade de explorá-las; e de outro lado um grupo heterogêneo composto de portugueses e imigrantes das demais partes do Brasil – pejorativamente apelidados de “emboabas” pelos vicentinos –, todos atraídos à região pela febre do ouro.

     

     

    FONTE: https://www.sohistoria.com.br/ef2/emboabas/