Gabarito C
Application Service Provider, também conhecido pelo acrónimo ASP, é a denominação dadas às empresas que disponibilizam serviços ou aplicações informáticas com base na web. Não confundir este tipo de empresas com os ISP.
ASPs são, essencialmente, um meio de as empresas externarem alguns ou quase todos os recursos de Tecnologia da Informação dos quais necessitam. Os ASPs provêm serviços diretamente aos usuários finais, como uma espécie de aluguel de sistemas, visando economia e excluindo a necessidade de compra de Softwares.
Segundo o ASPnews.com existem 5 subcategorias para os ASPs:
- Corporativos;
- Regionais ou Locais;
- Especialistas;
- para Mercados Específicos;
- por Volume de Negócios.
Disponibilizar soluções com o conceito ASP tem sido uma tendência entre as empresas de TI, movida inclusive por um interesse maior dos contratantes em reduzir custos para implantação de projetos.
Atualmente o termo ASP tem caído em desuso, sendo substituído pelo termo SaaS (Software as a Service).
O conceito de ASP ainda encontra algumas empresas reticentes em disponibilizar suas bases de dados fora de sua estrutura interna por questão de segurança mas, experiências bem sucedidas e o aperfeiçoamento dos contratos de nível de serviço têm encorajado mais empresas a optarem por esse tipo de aplicação.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
● In-sourcing – a organização desenvolve ou tem todas as habilidades necessárias.
Resulta em melhor controle sobre a entrega, mas o custo também é maior;
● Outsourcing – usa recursos de uma organização externa para desenvolver e manter um serviço.
Menor controle sobre a entrega, mas pode ser muito vantajoso se serviços comuns estiverem nesse regime (Exemplo: serviços de impressão, que não agregam valor ou inteligência ao negócio);
● Co-sourcing – combinação dos dois anteriores, com a vantagem de ter-se melhor controle sobre a entrega do serviço em relação ao Outsourcing puro;
● Parceria ou multi-sourcing – organizações fazem arranjo formal para trabalhar em conjunto. Distribuem as atividades entre vários fornecedores, contratando-se os melhores da classe, ao invés de ficarem presas a apenas um. É uma terceirização de menor risco, por ser mais seletiva;
● Business Process Outsourcing – uma organização fornece e gerencia totalmente processos de negócio da outra, como por exemplo, os Call Centers;
● Application Service Provision (ASP) – trata de estabelecer acordo com um ASP (Provedor de Serviços de Aplicação) para fornecer serviços compartilhados, como por exemplo aplicações na nuvem, onde a empresa obtém o benefício do software sem necessidade de manter a infraestrutura de suporte. Reduz custos, mas não é aplicável a sistemas críticos para o negócio.
● Knowledge Process Outsourcing (KPO) – terceirização de expertise de processos de negócio. É um movimento recente, de empresas que tem expertise em determinado processo e transformam dados em informação estratégica.
www.itnerante.com.br
Go Ahe@d!!